Promover o livro, a leitura, os autores locais e a literatura em geral são alguma das metas da Entre Margens Festa do Livro e da Leitura, que a Biblioteca Municipal de Odemira promove a partir desta quinta-feira, 1, na zona ribeirinha da vila.
A iniciativa, que se prolonga até domingo, 4, é dinamizada em colaboração com os Livros da Ria Formosa e a ASSESTA Associação de Escritores do Alentejo, pretendendo"promover o livro, a leitura, os autores locais e regionais e a literatura em geral, potenciando igualmente o acesso a publicações generalistas dirigidas a todos os públicos".
Ao longo destes quatro dias estão previstas diversas atividades, todas gratuitas, desde encontros com autores, ilustradores e animadores e apresentações de livros, oficinas de ilustração e de artes plásticas, sessões de contos, poesia e espetáculos musicais.
Já para esta quinta-feira, 1 dia de abertura da feira Entre Margens, está prevista a oficina "O Som das Emoções" (18h00), de Nuno Salvado e Sofia do Vale, sendo que às 21h30 atua, no Quintal da Música, o Baixinho do Fado, projeto de fado humorístico e música popular.
Na sexta-feira, 2, a Entre Margens Festa do Livro e da Leitura prevê um encontro com as autoras Maria Amália R. C. e Margarida Marques (18h00), seguindo-se as apresentações de livros de Manuel Moya (18h30) e Fernando Évora (19h00), eo espetáculo "Seara Livre", do projeto Cães do Cão (21h00).
No sábado, 3, haverá mais apresentações de livros, com a presença dos autores Carlo Giovani (15h30), Sara Rodí e João Condeixa (17h00), Vicente Alves do Ó (18h00) e Luís Miguel Ricardo (19h00), além de uma performance poética pela associação Andante (16h30) e o espetáculo de poesia "O Selo", por Pedro Vaz e Alexandre Gigas (21h30).
A Festa do Livro e da Leitura em Odemira termina no domingo, 4, dia em que serão apresentados o novo livro infantil de Olinda Gil (14h30) e uma coletânea de contos publicada pela ASSESTA e pela associação artística IP2N4 (18h00).