Representantes das instituições particulares de solidariedade social (IPSS) do concelho de Santiago do Cacém, assim como os autarcas Álvaro Beijinha e Sónia Gonçalves, reuniram na passada semana com a secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes.
A reunião decorreu em Santiago do Cacém e, segundo a autarquia, foi solicitada pelo município para "apresentar a realidade vivida pelas IPSS e encontrar soluções que possam mitigar a sua insustentabilidade financeira, que está a colocar em risco o seu funcionamento e as respostas sociais que prestam à população2.
No final da reunião, Álvaro Beijinha considerou "positivo" saber que o Governo está a preparar um conjunto de medidas para responder, em parte, às questões do subfinanciamento.
"Cabe ao Estado adotar políticas públicas no sentido de ajudar as instituições para que continuem a dar esta resposta que é pública", frisou o autarca, citado em comunicado da Câmara de Santiago do Cacém.
Já a secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes, também citada no comunicado, destacou que "o mais importante desta reunião foi auscultar as entidades e saber quais são as principais dificuldades sentidas no dia a dia para assegurar o funcionamento".
A governante avançou ainda que está em curso a "revisão do Serviço de Apoio Domiciliário e dos centros de dia", esperando que em setembro seja possível avançar "com informações positivas sobre a atualização dos acordos de financiamento".