A Câmara de Alcácer do Sal aprovou, no final de agosto, a proposta de protocolo de colaboração técnica e financeira para ações de desassoreamento do rio Sado.
Segundo a autarquia, o protocolo será estabelecido entre a Câmara Municipal e a Agência Portuguesa do Ambiente, "com vista ao desenvolvimento de ações que constituem o Plano de Ação para a Execução da Intervenção de Desassoreamento do Troço do Rio Sado Frente Urbana de Alcácer do Sal".
A Câmara de Alcácer do Sal acrescenta que "a necessidade de promover uma maior relação da cidade com o rio, aumentando a atratividade do Sado como meio de sustentação da revitalização da cidade", leva a que a autarquia "queira promover o desassoreamento e limpeza de margens do rio Sado na sua frente urbana".
"Esta justificada pretensão da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, assenta essencialmente nas premissas do ponto de vista ambiental e social", uma vez que o rio se encontra "fortemente assoreado provocando maus cheiros, prejudicando a sua navegabilidade", refere a Câmara Municipal.