07h00 - terça, 12/09/2023

Incêndio em Odemira
causou prejuízo de
sete milhões em habitações

Incêndio em Odemira causou prejuízo de sete milhões em habitações

O incêndio no concelho de Odemira, em agosto, causou danos de sete milhões de euros em habitações, adianta o presidente da Câmara Municipal, confirmando que o prejuízo total será "entre os nove e os 11 milhões de euros".
"Estamos a falar de 2,7 milhões de prejuízos na área do turismo, mas também à volta de sete milhões de prejuízos nas habitações, o que é, de facto, esmagador", disse ao "SW" o presidente da autarquia, Hélder Guerreiro.
Segundo o autarca, "o processo de levantamento dos valores em causa está basicamente terminado". "Chegámos, mais ou menos, a um valor entre os nove e os 11 milhões de euros de prejuízos globais", avançou.
Grande parte deste montante, "à volta de sete milhões", diz respeito a prejuízos nas habitações, "que sofreram danos, algumas totais, mas muitas parciais".
A tudo isto há ainda que "juntar as contas feitas pela agricultura, que ainda não temos", continuou o presidente do município do Litoral Alentejano.
Os valores finais dos prejuízos serão apresentados pela Câmara de Odemira nesta terça-feira, 12, à ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, que vai estar no concelho.
O presidente da autarquia espera que a governante confirme na ocasião a disponibilidade do governo para avançar com apoios financeiros aos lesados.
"Espero [apoios financeiros] e penso que este Governo tem tido nesta situação uma postura de bom senso e de trabalho com transparência e verdade connosco", disse.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sexta, 24/05/2024
23 praias do Alentejo Litoral com "Qualidade de Ouro"
O Alentejo Litoral vai contar, no verão de 2024, com um total de 23 praias com o galardão de "Qualidade de Ouro", atribuído pela associação ambientalista Quercus para distinguir anualmente a qualidade da água balnear das praias portuguesas, com base na informação pública oficial disponível.
07h00 - terça, 21/05/2024
Comissão de Utentes do Concelho
de Odemira apresenta propostas
A construção "urgente" da nova Extensão de Saúde de Vila Nova de Milfontes e a reabertura da Extensão de Saúde de Luzianes-Gare foram duas das propostas apresentadas pela Comissão de Utentes dos Serviços Públicos do Concelho de Odemira (CUSPCO) no Fórum da Saúde, que se realizou no sábado, 18.
07h00 - terça, 21/05/2024
Iniciativa solidária
em quatro farmácias do
concelho de Odemira
Um total de quatro farmácias do concelho participam, até 29 de maio, na 11ª edição da campanha solidária "Dê Troco a Quem Precisa", que visa ajudar famílias em situação de pobreza a acederem aos medicamentos de que precisam.
07h00 - segunda, 20/05/2024
"Semana Aberta" em
três freguesias de Odemira
A Câmara de Odemira promove, a partir desta segunda-feira, 20, mais uma edição das "Semanas Abertas nas Freguesias", desta vez nas freguesias de Boavista dos Pinheiros, São Salvador e Santa Maria, e São Luís.
07h00 - sábado, 18/05/2024
Políticas e práticas
de saúde no concelho
de Odemira em reflexão
Contribuir "para a reflexão das políticas e práticas de saúde" no concelho é um dos objetivos do Fórum da Saúde de Odemira, que se realiza neste sábado, 18, no salão dos Bombeiros Voluntários.

Data: 17/05/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial