07h00 - sexta, 15/09/2023

Homenagens em Odemira
à "simplicidade tornada génio"

Homenagens em Odemira à "simplicidade tornada génio"

"Neste Dia do Município, homenageamos com justiça duas pessoas que tornaram a simplicidade em génio. São de Odemira e é justo reconhecê-las" – foi com estas palavras que o autarca Hélder Guerreiro justificou a entrega das medalhas de mérito municipal à artistas plástica Liberdade Sobral (a título póstumo) e ao poeta popular Florêncio Maria na passada sexta-feira, 8, no âmbito das comemorações do feriado municipal.
Atribuídas pela Câmara e Assembleia Municipal (em ambos os casos por unanimidade), as distinções foram entregues durante a cerimónia que decorreu na Igreja da Misericórdia, reconhecendo duas figuras que constituem "um exemplo de grande mérito e altruísmo, e pela dedicação à sua arte e à sua partilha com os outros".
Para Hélder Guerreiro, Liberdade Sobral e Florêncio Maria são duas pessoas "que representam muito bem a dimensão das gentes" do concelho de Odemira, sobretudo "o nunca desistir".
"Não saber ler e estar mais longe não significa que não sejamos capazes de imaginar o mundo e de fazer da nossa capacidade criativa um mundo novo e belo", reforçou o presidente da Câmara de Odemira, frisando que no concelho "as dificuldades de fazer são maiores" e os desafios "são gigantes e diversos".
Por isso, continuou, "reconhecendo a Liberdade [Sobral] e o Florêncio [Maria] estamos a reconhecer que não existem barreiras para os sonhos, para a criatividade e para acreditar num futuro melhor".

"Odemira deve-lhes muito"
Na sua intervenção durante a cerimónia protocolar do Dia do Município, a presidente da Assembleia Municipal de Odemira, Ana Aleixo, destacou o "mérito particular" de Liberdade Sobral e Florêncio Maria.
"São pessoas pouco instruídas a nível escolar, cujo percurso de vida não lhes permitiu ter grande formação académica, mas que lhes permitiu ter um dom, cada um à sua maneira", frisou a eleita.
Por isso, continuou, Liberdade Sobral e Florêncio Maria "foram escolhidas [para serem homenageadas] porque criam". "Melhor que isso, criam e partilham com os outros aquilo que é a sua forma de arte. E Odemira deve-lhes muito por isso", afiançou.
Na sua intervenção, a presidente da Assembleia Municipal deixou ainda um elogio à "capacidade de fazer diferente" que o executivo liderado por Hélder Guerreiro tem vindo a revelar nos eventos que promove. "Este executivo tem primado pelo arriscar, pelo inovar, pelo fazer diferente", concluiu.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quarta, 19/06/2024
Dia do Porto de
Sines com atividades
para a comunidade
O Porto de Sines vai estar de portas abertas nesta quarta-feira, 19, com um programa que inclui passeios marítimos, visita ao Laboratório de Ciências do Mar, batismos de stand up paddle, mergulho e street basket.
07h00 - terça, 18/06/2024
'Layoff' na Indorama
em Sines renovado
por mais seis meses
O Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Atividades do Ambiente do Sul (SITE-Sul) está preocupado com a situação dos trabalhadores da fábrica de Sines da Indorama Ventures, que renovou o layoff por mais seis meses.
07h00 - quinta, 13/06/2024
Arraiais populares
vão "encher" centro
da cidade de Sines
Recuperar "a tradição" dos arraiais comemorativos dos santos populares é o grande objetivo da feira "Arraial Popular", que a Câmara de Sines promove a partir desta quinta-feira, 13, no castelo e nas ruas do centro histórico da cidade.
07h00 - quarta, 12/06/2024
Rede de oleões
renovada no
concelho de Sines
A empresa intermunicipal Ambilital procedeu, no início do ano, à substituição dos 12 recipientes de recolha de óleos alimentares usados (oleões) existentes na via pública em Sines e Porto Covo.
07h00 - terça, 11/06/2024
Concessão do
Porto de Recreio de
Sines em concurso
A Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) tem a decorrer, até 22 de junho, o concurso público para a concessão do Porto de Recreio de Sines, por um período de 20 anos, renovável por dois períodos adicionais de cinco anos.

Data: 14/06/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial