07h00 - sexta, 15/09/2023

Homenagens em Odemira
à "simplicidade tornada génio"

Homenagens em Odemira à "simplicidade tornada génio"

"Neste Dia do Município, homenageamos com justiça duas pessoas que tornaram a simplicidade em génio. São de Odemira e é justo reconhecê-las" – foi com estas palavras que o autarca Hélder Guerreiro justificou a entrega das medalhas de mérito municipal à artistas plástica Liberdade Sobral (a título póstumo) e ao poeta popular Florêncio Maria na passada sexta-feira, 8, no âmbito das comemorações do feriado municipal.
Atribuídas pela Câmara e Assembleia Municipal (em ambos os casos por unanimidade), as distinções foram entregues durante a cerimónia que decorreu na Igreja da Misericórdia, reconhecendo duas figuras que constituem "um exemplo de grande mérito e altruísmo, e pela dedicação à sua arte e à sua partilha com os outros".
Para Hélder Guerreiro, Liberdade Sobral e Florêncio Maria são duas pessoas "que representam muito bem a dimensão das gentes" do concelho de Odemira, sobretudo "o nunca desistir".
"Não saber ler e estar mais longe não significa que não sejamos capazes de imaginar o mundo e de fazer da nossa capacidade criativa um mundo novo e belo", reforçou o presidente da Câmara de Odemira, frisando que no concelho "as dificuldades de fazer são maiores" e os desafios "são gigantes e diversos".
Por isso, continuou, "reconhecendo a Liberdade [Sobral] e o Florêncio [Maria] estamos a reconhecer que não existem barreiras para os sonhos, para a criatividade e para acreditar num futuro melhor".

"Odemira deve-lhes muito"
Na sua intervenção durante a cerimónia protocolar do Dia do Município, a presidente da Assembleia Municipal de Odemira, Ana Aleixo, destacou o "mérito particular" de Liberdade Sobral e Florêncio Maria.
"São pessoas pouco instruídas a nível escolar, cujo percurso de vida não lhes permitiu ter grande formação académica, mas que lhes permitiu ter um dom, cada um à sua maneira", frisou a eleita.
Por isso, continuou, Liberdade Sobral e Florêncio Maria "foram escolhidas [para serem homenageadas] porque criam". "Melhor que isso, criam e partilham com os outros aquilo que é a sua forma de arte. E Odemira deve-lhes muito por isso", afiançou.
Na sua intervenção, a presidente da Assembleia Municipal deixou ainda um elogio à "capacidade de fazer diferente" que o executivo liderado por Hélder Guerreiro tem vindo a revelar nos eventos que promove. "Este executivo tem primado pelo arriscar, pelo inovar, pelo fazer diferente", concluiu.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - terça, 03/12/2024
PSD candidata
Miguel Vaz à
Câmara de Sines
O empresário Miguel Vaz, de 60 anos, vai ser o candidato do PSD à liderança da Câmara Municipal de Sines nas eleições Autárquicas agendadas para o próximo ano de 2025.
07h00 - sexta, 29/11/2024
Artes e sabores
promovem Porto Covo
Mostrar "o muito que Porto Covo tem para oferecer" fora da época alta é o grande objetivo da iniciativa "Sabor a Porto Covo 2024", que decorre no próximo fim de semana, entre os dias 29 de novembro e 1 de dezembro, conciliando "sabores, arte e autenticidade".
07h00 - terça, 26/11/2024
Recurso em tribunal
por abate de sobreiros
em Morgavel
O movimento que contesta o abate de sobreiros para a construção de um parque eólico em Morgavel, no concelho de Sines, recorreu para o Tribunal Central Administrativo Sul de uma providência cautelar considerada nula.
07h00 - sexta, 22/11/2024
Sines celebra feriado municipal até domingo
O concerto de Mariza, na noite de domingo, 24, pelas 21h30, é o grande destaque do programa das comemorações do Dia do Município de Sines, que assinala este ano o 662º aniversário da sua fundação pelo rei D.
07h00 - terça, 19/11/2024
Sines tem nova
Sala de Brincadeiras
Sensoriais
A Equipa Local de Intervenção Precoce (ELI) de Sines inaugurou, na passada semana, na Piscina Municipal Carlos Manafaia, uma Sala de Brincadeiras Sensoriais dirigida a crianças com alterações de base ao nível do processamento e integração das informações sensoriais.

Data: 22/11/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial