07h00 - sexta, 15/09/2023

Homenagens em Odemira
à "simplicidade tornada génio"

Homenagens em Odemira à "simplicidade tornada génio"

"Neste Dia do Município, homenageamos com justiça duas pessoas que tornaram a simplicidade em génio. São de Odemira e é justo reconhecê-las" – foi com estas palavras que o autarca Hélder Guerreiro justificou a entrega das medalhas de mérito municipal à artistas plástica Liberdade Sobral (a título póstumo) e ao poeta popular Florêncio Maria na passada sexta-feira, 8, no âmbito das comemorações do feriado municipal.
Atribuídas pela Câmara e Assembleia Municipal (em ambos os casos por unanimidade), as distinções foram entregues durante a cerimónia que decorreu na Igreja da Misericórdia, reconhecendo duas figuras que constituem "um exemplo de grande mérito e altruísmo, e pela dedicação à sua arte e à sua partilha com os outros".
Para Hélder Guerreiro, Liberdade Sobral e Florêncio Maria são duas pessoas "que representam muito bem a dimensão das gentes" do concelho de Odemira, sobretudo "o nunca desistir".
"Não saber ler e estar mais longe não significa que não sejamos capazes de imaginar o mundo e de fazer da nossa capacidade criativa um mundo novo e belo", reforçou o presidente da Câmara de Odemira, frisando que no concelho "as dificuldades de fazer são maiores" e os desafios "são gigantes e diversos".
Por isso, continuou, "reconhecendo a Liberdade [Sobral] e o Florêncio [Maria] estamos a reconhecer que não existem barreiras para os sonhos, para a criatividade e para acreditar num futuro melhor".

"Odemira deve-lhes muito"
Na sua intervenção durante a cerimónia protocolar do Dia do Município, a presidente da Assembleia Municipal de Odemira, Ana Aleixo, destacou o "mérito particular" de Liberdade Sobral e Florêncio Maria.
"São pessoas pouco instruídas a nível escolar, cujo percurso de vida não lhes permitiu ter grande formação académica, mas que lhes permitiu ter um dom, cada um à sua maneira", frisou a eleita.
Por isso, continuou, Liberdade Sobral e Florêncio Maria "foram escolhidas [para serem homenageadas] porque criam". "Melhor que isso, criam e partilham com os outros aquilo que é a sua forma de arte. E Odemira deve-lhes muito por isso", afiançou.
Na sua intervenção, a presidente da Assembleia Municipal deixou ainda um elogio à "capacidade de fazer diferente" que o executivo liderado por Hélder Guerreiro tem vindo a revelar nos eventos que promove. "Este executivo tem primado pelo arriscar, pelo inovar, pelo fazer diferente", concluiu.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - terça, 11/06/2024
Cartaz "de luxo"
na edição deste
ano da PIMEL
Calema, Fernando Daniel e Paula Fernandes são os "cabeças de cartaz" da 32ª edição da PIMEL - Feira do Turismo e das Atividades Económicas, que vai decorrer no Parque Urbano 25 de Abril, em Alcácer do Sal, de 21 a 24 de junho.
07h00 - quarta, 05/06/2024
Homem detido
por posse ilegal de
arma em Alcácer
Um homem de 52 anos foi detido pela GNR, na passada semana, em Alcácer do Sal, por posse ilegal de arma.
07h00 - quinta, 09/05/2024
Rota do Arroz
nos restaurantes
de Alcácer do Sal
A Rota do Arroz volta a ser promovida pela Câmara de Alcácer do Sal, entre esta quinta-feira e domingo, dias 9 a 12, e vai contar com restaurantes de todas as freguesias do concelho.
07h00 - terça, 30/04/2024
Cais Palafítico da
Carrasqueira vai
ter novo acesso
O Cais Palafítico da Carrasqueira, no concelho de Alcácer do Sal, vai ter um novo acesso, num investimento da Câmara Municipal avaliado em quase 545 mil euros para melhorar as acessibilidades ao local.
07h00 - quarta, 10/04/2024
GNR apreendeu
125 artigos contrafeitos
no mercado de Alcácer
A GNR apreendeu, no sábado, 6, um total de 125 artigos contrafeitos no mercado mensal no concelho de Alcácer do Sal, tendo uma mulher, de 38 anos, sido constituída arguida por contrafação.

Data: 14/06/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial