07h00 - sexta, 15/09/2023

Homenagens em Odemira
à "simplicidade tornada génio"

Homenagens em Odemira à "simplicidade tornada génio"

"Neste Dia do Município, homenageamos com justiça duas pessoas que tornaram a simplicidade em génio. São de Odemira e é justo reconhecê-las" – foi com estas palavras que o autarca Hélder Guerreiro justificou a entrega das medalhas de mérito municipal à artistas plástica Liberdade Sobral (a título póstumo) e ao poeta popular Florêncio Maria na passada sexta-feira, 8, no âmbito das comemorações do feriado municipal.
Atribuídas pela Câmara e Assembleia Municipal (em ambos os casos por unanimidade), as distinções foram entregues durante a cerimónia que decorreu na Igreja da Misericórdia, reconhecendo duas figuras que constituem "um exemplo de grande mérito e altruísmo, e pela dedicação à sua arte e à sua partilha com os outros".
Para Hélder Guerreiro, Liberdade Sobral e Florêncio Maria são duas pessoas "que representam muito bem a dimensão das gentes" do concelho de Odemira, sobretudo "o nunca desistir".
"Não saber ler e estar mais longe não significa que não sejamos capazes de imaginar o mundo e de fazer da nossa capacidade criativa um mundo novo e belo", reforçou o presidente da Câmara de Odemira, frisando que no concelho "as dificuldades de fazer são maiores" e os desafios "são gigantes e diversos".
Por isso, continuou, "reconhecendo a Liberdade [Sobral] e o Florêncio [Maria] estamos a reconhecer que não existem barreiras para os sonhos, para a criatividade e para acreditar num futuro melhor".

"Odemira deve-lhes muito"
Na sua intervenção durante a cerimónia protocolar do Dia do Município, a presidente da Assembleia Municipal de Odemira, Ana Aleixo, destacou o "mérito particular" de Liberdade Sobral e Florêncio Maria.
"São pessoas pouco instruídas a nível escolar, cujo percurso de vida não lhes permitiu ter grande formação académica, mas que lhes permitiu ter um dom, cada um à sua maneira", frisou a eleita.
Por isso, continuou, Liberdade Sobral e Florêncio Maria "foram escolhidas [para serem homenageadas] porque criam". "Melhor que isso, criam e partilham com os outros aquilo que é a sua forma de arte. E Odemira deve-lhes muito por isso", afiançou.
Na sua intervenção, a presidente da Assembleia Municipal deixou ainda um elogio à "capacidade de fazer diferente" que o executivo liderado por Hélder Guerreiro tem vindo a revelar nos eventos que promove. "Este executivo tem primado pelo arriscar, pelo inovar, pelo fazer diferente", concluiu.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sexta, 23/05/2025
CM Alcácer do Sal
contra projeto da mina
da Lagoa Salgada
A Câmara de Alcácer do Sal deu parecer desfavorável em relação ao projeto da mina da Lagoa Salgada, no âmbito da consulta pública, que terminou no passado dia 30 de abril.
07h00 - segunda, 19/05/2025
Quatro detidos por
assaltos a casas e lojas
em Alcácer do Sal
Quatro homens, com idades entre os 24 e os 36 anos, foram detidos pela GNR por suspeitas de furtos qualificados em residências e estabelecimentos no concelho de Alcácer do Sal, tendo ficado todos em prisão preventiva.
07h00 - terça, 13/05/2025
Ação de iniciação
à canoagem em
Alcácer do Sal
O Centro de Apoio à Divulgação e Fruição do Rio Sado, em Alcácer do Sal, recebe nesta terça-feira, 13, uma ação de formação de iniciação à canoagem e stand up paddle canoe, promovida pela Câmara Municipal em parceria com a Federação Portuguesa de Canoagem.
07h00 - segunda, 05/05/2025
Extinção de união de
freguesias em Alcácer
do Sal aprovada
A Assembleia de Freguesia da União das Freguesias de Alcácer do Sal (UFAS) aprovou, a 11 de abril, a comissão de extinção desta autarquia.
07h00 - terça, 29/04/2025
Novas escavações
no Porto da Lama
em Alcácer do Sal
O núcleo arqueológico do Porto da Lama, perto de Santa Catarina, no concelho de Alcácer do Sal, recebeu um novo projeto de escavações, com a participação de 11 estudantes de países como Espanha, Inglaterra, EUA, Canadá, China e Japão.

Data: 16/05/2025
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial