07h00 - segunda, 18/09/2023

Autarca de Odemira apresenta
balanço de dois anos de mandato

Autarca de Odemira apresenta balanço de dois anos de mandato

O presidente da Câmara de Odemira, Hélder Guerreiro, aproveitou as comemorações do Dia do Município, na sexta-feira, 8, para apresentar um balanço do último ano de mandato, marcado pelo ataque informático aos serviços municipais em março e pelo incêndio de agosto.
O autarca começou por destacar a aprovação do Plano de Urbanização da Área de Fracionamento Ilegal da Propriedade Rústica a norte de Vila Nova de Milfontes, que colocou termo a "décadas de incerteza".
A par disso, Hélder Guerreiro lembrou a construção de um pacto para o uso sustentável da água no concelho, já subscritos pelas diversas entidades envolvidas, "que representa mais de 60 milhões de euros em investimentos […] que nos permitirá segurança no abastecimento humano e mais futuro para todas as atividades económicas".
No último ano, a Câmara Municipal avançou igualmente com um diagnóstico ao município, apresentado ao Governo "como condição de base para uma colaboração positiva que permita que Odemira faça um ajustamento justo face ao muito complexo migratório que impactou socialmente, economicamente e demograficamente o concelho".
O aumento dos montantes financeiros transferidos para as juntas de freguesia e o investimento de cerca de 1,4 milhões de euros na rede viária municipal foram igualmente destacados por Hélder Guerreiro, que revelou que em matéria de habitação a autarquia tem em concurso a atribuição de quatro casas em Odemira e uma na Azenha do Mar, assim como empreitadas para requalificar cinco casas em Odemira e mais quatro em Amoreiras-Gare.
A juntar a isto, disse, vai ser lançada a empreitada para a criação das infraestruturas nos novos loteamentos em Brejão e Colos, num total de 44 lotes, estando ainda "em processo de aquisição seis casas" em Colos, Relíquias, Sabóia e Santa Clara-a-Velha e "em fase de projeto a construção de 92 novas casas em várias localidades" do concelho.
Na área da educação, o presidente da Câmara de Odemira destacou a parceria com o Politécnico de Beja, que permite a dinamização de cursos técnicos superiores no concelho, a par das "obras terminadas" na EB1 de São Martinho das Amoreiras, "das obras iniciadas" no Centro Escolar de São Luís e na EB1 de Brunheiras, e do início para breve das obras na EB1 de Relíquias.
O autarca apontou ainda o trabalho realizado na saúde, com o "lançamento de concurso para obras muito significativas no Centro de Saúde de Odemira, na construção da nova Extensão de Saúde de Vila Nova de Milfontes e em obras de beneficiação da Extensão de Saúde de São Teotónio".
A estas, Hélder Guerreiro juntou ainda "o término das obras nas extensões de Saúde de São Martinho das Amoreiras e de São Luís", assim como "o bom ritmo da obra de ampliação e beneficiação da Extensão de Saúde de Sabóia".
"Odemira é este desafio permanente. Um desafio que nos convoca a cada segundo e nos exige ânimo, segurança na ação e o bom sacrifício de lhe dedicarmos boa parte da nossa energia", concluiu o edil.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quarta, 29/11/2023
Trabalho "muito virado para
as pessoas" na Junta de São Luís
O presidente da Junta de São Luís, Manuel Campos, faz um balanço "muito positivo" do trabalho desenvolvido pelo seu executivo desde o início do mandato, em 2021, nesta freguesia do concelho de Odemira, considerando que este tem sido "muito virado para as pessoas".
16h08 - sexta, 17/11/2023
Homem detido pela PJ em
Sabóia por violação agravada
A Polícia Judiciária (PJ) deteve um homem de 39 anos, pela presumível autoria de dois crimes de violação agravada, ocorridos em setembro e outubro, na zona de Sabóia, no concelho de Odemira.
18h15 - terça, 14/11/2023
Presidente da Câmara de Sines
garante estar inocente
O presidente da Câmara de Sines, Nuno Mascarenhas, afirmou nesta terça-feira, 14, estar inocente no âmbito da operação "Influencer", garantindo que vai continuar a colaborar com a justiça "ao longo de todo o processo".
16h32 - segunda, 13/11/2023
Autarca de Sines e gestores da
Start Campus ficam em liberdade
O presidente da Câmara de Sines, Nuno Mascarenhas, e os gestores da Start Campus, Afonso Salema e Rui Oliveira Neves, assim como os outros dois arguidos detidos no processo ligado aos negócios do lítio, hidrogénio e centro de dados de Sines vão aguardar julgamento em liberdade, anunciou esta segunda-feira, 13, o Tribunal de Instrução Criminal, em Lisboa.
11h06 - terça, 07/11/2023
Autarca de Sines detido e buscas na Câmara Municipal
A Câmara de Sines está a ser alvo de diligências por parte de autoridades policiais, no âmbito de investigações do Ministério Público sobre o megaprojeto na área do hidrogénio verde previsto para a cidade e do mega-centro de dados da empresa Start Campus, Sines 4.

Data: 24/11/2023
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial