07h00 - terça, 19/09/2023

"Viagem pelo Clima"
passa por Odemira

"Viagem pelo Clima" passa por Odemira

O concelho de Odemira recebe, a partir desta terça-feira, 19, a passagem da "Viagem pelo Clima", competição que vai levar 12 participantes a percorrer o país de norte a sul, "de forma sustentável" e para promover o combate às alterações climáticas.
Segundo a Câmara Municipal, "Odemira é uma etapa importante da 'Viagem pelo Clima', com passagem obrigatória pelas três equipas Água, Terra e Ar, que irão dinamizar atividades e superar desafios relacionados com a sustentabilidade e nos quais contam com a participação da comunidade".
Nesse âmbito, nesta terça-feira, 19, a equipa Ar vai realizar o desafio "A Água e Eu", que consistirá na promoção de uma sessão de educação não formal nas escolas básicas de Colos e de Sabóia, com o objetivo de "aumentar a consciencialização dos participantes acerca da sua pegada hídrica e divulgar boas práticas para uma melhor gestão no consumo de água".
Depois, no sábado, 23, a equipa Terra irá dinamizar o "Masterchef do Clima", em que os participantes serão divididos em dois grupos para cozinhar o seu lanche/jantar "de modo a porem em prática os conhecimentos adquiridos".
Este evento terminará com uma reflexão de grupo e com a intervenção de uma das embaixadoras da "Viagem pelo Clima", a apresentadora Fátima Lopes.
Finalmente, nos dias 25 e 26 de setembro, o desafio dirigido à equipa Água é "Pintar de verde a serra", que consistirá na limpeza e reflorestação de parte de áreas ardidas em 2018 na freguesia de São Luís.
Em comunicado, a Câmara de Odemira acrescenta que a iniciativa vai ainda passar pelos concelhos de Cascais, Famalicão, Faro, Gouveia, Portimão e Viana do Castelo.
No final, a equipa vencedora será a que efetuar o percurso da forma mais sustentável e que terminar a competição com mais "climas" (moeda fictícia criada para o jogo), sendo o prémio a oportunidade de participar na Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas - COP28, que se realiza de 30 de novembro a 12 de dezembro deste ano no Dubai.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sexta, 24/05/2024
23 praias do Alentejo Litoral com "Qualidade de Ouro"
O Alentejo Litoral vai contar, no verão de 2024, com um total de 23 praias com o galardão de "Qualidade de Ouro", atribuído pela associação ambientalista Quercus para distinguir anualmente a qualidade da água balnear das praias portuguesas, com base na informação pública oficial disponível.
07h00 - terça, 21/05/2024
Comissão de Utentes do Concelho
de Odemira apresenta propostas
A construção "urgente" da nova Extensão de Saúde de Vila Nova de Milfontes e a reabertura da Extensão de Saúde de Luzianes-Gare foram duas das propostas apresentadas pela Comissão de Utentes dos Serviços Públicos do Concelho de Odemira (CUSPCO) no Fórum da Saúde, que se realizou no sábado, 18.
07h00 - terça, 21/05/2024
Iniciativa solidária
em quatro farmácias do
concelho de Odemira
Um total de quatro farmácias do concelho participam, até 29 de maio, na 11ª edição da campanha solidária "Dê Troco a Quem Precisa", que visa ajudar famílias em situação de pobreza a acederem aos medicamentos de que precisam.
07h00 - segunda, 20/05/2024
"Semana Aberta" em
três freguesias de Odemira
A Câmara de Odemira promove, a partir desta segunda-feira, 20, mais uma edição das "Semanas Abertas nas Freguesias", desta vez nas freguesias de Boavista dos Pinheiros, São Salvador e Santa Maria, e São Luís.
07h00 - sábado, 18/05/2024
Políticas e práticas
de saúde no concelho
de Odemira em reflexão
Contribuir "para a reflexão das políticas e práticas de saúde" no concelho é um dos objetivos do Fórum da Saúde de Odemira, que se realiza neste sábado, 18, no salão dos Bombeiros Voluntários.

Data: 17/05/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial