O concelho de Odemira recebe, a partir desta terça-feira, 19, a passagem da "Viagem pelo Clima", competição que vai levar 12 participantes a percorrer o país de norte a sul, "de forma sustentável" e para promover o combate às alterações climáticas.
Segundo a Câmara Municipal, "Odemira é uma etapa importante da 'Viagem pelo Clima', com passagem obrigatória pelas três equipas Água, Terra e Ar, que irão dinamizar atividades e superar desafios relacionados com a sustentabilidade e nos quais contam com a participação da comunidade".
Nesse âmbito, nesta terça-feira, 19, a equipa Ar vai realizar o desafio "A Água e Eu", que consistirá na promoção de uma sessão de educação não formal nas escolas básicas de Colos e de Sabóia, com o objetivo de "aumentar a consciencialização dos participantes acerca da sua pegada hídrica e divulgar boas práticas para uma melhor gestão no consumo de água".
Depois, no sábado, 23, a equipa Terra irá dinamizar o "Masterchef do Clima", em que os participantes serão divididos em dois grupos para cozinhar o seu lanche/jantar "de modo a porem em prática os conhecimentos adquiridos".
Este evento terminará com uma reflexão de grupo e com a intervenção de uma das embaixadoras da "Viagem pelo Clima", a apresentadora Fátima Lopes.
Finalmente, nos dias 25 e 26 de setembro, o desafio dirigido à equipa Água é "Pintar de verde a serra", que consistirá na limpeza e reflorestação de parte de áreas ardidas em 2018 na freguesia de São Luís.
Em comunicado, a Câmara de Odemira acrescenta que a iniciativa vai ainda passar pelos concelhos de Cascais, Famalicão, Faro, Gouveia, Portimão e Viana do Castelo.
No final, a equipa vencedora será a que efetuar o percurso da forma mais sustentável e que terminar a competição com mais "climas" (moeda fictícia criada para o jogo), sendo o prémio a oportunidade de participar na Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas - COP28, que se realiza de 30 de novembro a 12 de dezembro deste ano no Dubai.