07h00 - quarta, 11/10/2023

CIMAL na Suécia para
conhecer políticas de habitação

CIMAL na Suécia para conhecer políticas de habitação

Uma delegação da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL) vai estar, até sábado, 14, de visita à Suécia, para conhecer no terreno "as políticas públicas de habitação" praticadas por este país nórdico há cerca de 80 anos.
Segundo comunicado da CIMAL enviado ao "SW", durante os dias passados na Suécia, a delegação do Alentejo Litoral irá contactar com diversos responsáveis políticos, entre eles o presidente do Conselho Municipal de Estocolmo, Olle Burell.
"O objetivo essencial [da deslocação] será o de contactar e conhecer detalhadamente o modelo adotado e o rumo percorrido", explica o presidente do conselho intermunicipal da CIMAL, o autarca Vítor Proença, citado no comunicado.
Além de Estocolmo, os autarcas do Alentejo Litoral visitarão ainda Skellefteå, uma cidade do norte do país e capital de uma região com o mesmo nome e que conta uma população de 72.467 habitantes, onde manterão reuniões com a presidente da autarquia local, Annamaria Hedlund, e com a CEO da Skebo, Helena Markgren, que gere a maior empresa imobiliária da região.
De acordo com a CIMAL, a Suécia tem, desde a década de 1940, "uma longa tradição de intervenção do Estado no mercado habitacional, com o objetivo de garantir que todos os cidadãos tenham acesso a uma habitação adequada e a preços acessíveis".
Para tal, o governo sueco "tem adotado uma abordagem progressista para a habitação, procurando garantir que todos os cidadãos tenham acesso a moradias adequadas, independentemente de sua renda ou status social", sendo que as habitações "são construídas com recursos públicos e, muitas vezes, são administradas por cooperativas habitacionais ou organizações sem fins lucrativos".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quarta, 15/11/2023
Falta de habitação é "desafio"
em São Martinho das Amoreiras
O presidente da Junta de São Martinho das Amoreiras (Odemira), Nuno Duarte, considera que a falta de habitação "é, sem dúvida, um dos grandes desafios" que a freguesia vai enfrentar no futuro.
07h00 - sexta, 03/11/2023
Encontro de Violas de Arame
em São Martinho das Amoreiras
Concertos, oficinas e "conversas à mesa redonda" são alguns dos destaques na programação da nona edição do Encontro de Violas de Arame, que vai decorrer neste fim-de-semana, dias 4 e 5, na localidade de São Martinho das Amoreiras, no concelho de Odemira.
07h00 - quarta, 18/10/2023
Teatro em Odemira
para questionar
os preconceitos
O cineteatro Camacho Costa, em Odemira, recebe nesta quarta e quinta-feira, dias 18 e 19, a peça de teatro "Engolir sapos", da companhia Amarelo Silvestre, para fazer uma reflexão artística "sobre preconceitos e sapos de loiça".
07h00 - segunda, 16/10/2023
IPSS de Grândola
apoiadas pelo projeto
"Tampas e Caricas"
As instituições sociais do concelho de Grândola já receberam, desde 2011, um apoio superior a 20 mil euros em ajudas técnicas, no âmbito do projeto "Tampas e Caricas", dinamizado pelos programas de envelhecimento ativo da Câmara Municipal.
07h00 - sexta, 13/10/2023
"Odisseia
Nacional" passa
por Grândola
O projeto "Odisseia Nacional", promovido pelo Teatro Nacional D.

Data: 24/11/2023
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial