Uma comitiva do Porto de Shenzhen, no sul da China e considerado um dos maiores do mundo, visitou nesta semana o Porto de Sines.
Segundo adianta a Administração dos Portos de Sines e Algarve (APS), a comitiva chinesa foi recebida pelo administrador Duarte Lynce de Faria, "que apresentou as principais características de Sines e os principais projetos de sustentabilidade ambiental e inovação digital em curso, explorando novas oportunidades de cooperação com o Extremo Oriente que podem resultar em novas rotas comerciais sustentáveis".
A APS acrescenta que o Porto de Sines "é o único porto nacional com ligações diretas à China, oferecendo de igual modo elevados índices de conectividade e eficiência operacional, desempenhando o papel de hub portuário entre os tráfegos transatlânticos e o Extremo Oriente".
Considerado um ponto de entrada "crucial para o comércio internacional" e "um dos mais importantes centros tecnológicos globais", Shenzhen "é um porto estratégico para a China, representando um quarto das trocas comerciais da região com os EUA".
Shenzhen é também considerado "o porto preferencial para a importação e exportação mundial na China", conclui a APS.