07h00 - sexta, 27/10/2023

Odemira vai ter área de
gestão integrada da paisagem

Odemira vai ter área de gestão integrada da paisagem

O concelho de Odemira vai ter um apoio para a recuperação dos territórios ardidos no passado verão, através da criação de uma área integrada de gestão da paisagem. A medida, aprovada na passada semana em Conselho de Ministros, prevê um apoio total de 40 milhões de euros e abrange também o município de Castelo Branco.
Segundo a ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, as novas áreas integradas de gestão de Odemira e de Castelo Branco vão permitir intercalar zonas de floresta, sobretudo autóctone, com zonas de agricultura e poderão trazer rendimentos aos proprietários, na perspetiva de que "prestam um serviço aos ecossistemas".
A ministra diz ainda que estarão disponíveis 40 milhões de euros para estas duas zonas, um valor acima dos cerca de 25 milhões de euros de prejuízos declarados após os incêndios, porque o objetivo não é apenas "repor aquilo que ardeu e ficou danificado, mas também introduzir medidas de resiliência".
Em ambas as zonas, o Governo pretende criar áreas integradas de gestão da paisagem, com intervenções "no sentido de ordenar em termos florestais o território, de intercalar a cultura da floresta" mais adequada à região, mais autóctone, "com a agricultura", explica.
A ministra salientou igualmente que este "é um projeto de médio e longo prazo" para Odemira, que está incluída na Rede Natura e "é muito sensível em termos de biodiversidade", mediante um sistema que permitirá "trabalhar com os proprietários dos terrenos", nos quais predomina o minifúndio e a propriedade privada, encontrando "uma equipa que faça a gestão e o ordenamento florestal dos territórios, bem como o agrícola".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - terça, 03/12/2024
Câmara de Santiago do Cacém
apoia novo lar em Santo André
A futura Estrutura Residencial para Pessoas Idosas (ERPI) Padre Manuel Malvar, que a Santa Casa da Misericórdia de Santiago do Cacém está a construir em Vila Nova de Santo André, vai contar com um apoio de 500 mil euros por parte da Câmara Municipal.
07h00 - quarta, 27/11/2024
Turismo em crescimento no
concelho de Santiago do Cacém
O número de dormidas turísticas no concelho de Santiago do Cacém quase que "quadriplicou" na última década, passando de cerca de 42 mil em 2013 para mais de 170 mil em 2023, revelou o presidente da Câmara Municipal, Álvaro Beijinha.
07h00 - terça, 26/11/2024
Rastreio do
cancro da mama
em Santiago
O Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro inicia nesta terça-feira, 26, uma ação de rastreio do cancro da mama no concelho de Santiago do Cacém.
07h00 - sábado, 23/11/2024
Vila Natal no
Parque Black Pig
em Santo André
O Parque Temático Black Pig, em Vila Nova de Santo André (Santiago do Cacém), vai transformar-se na maior "Vila Natal" do Alentejo, com atrações para toda a família e todas as idades.
07h00 - quinta, 14/11/2024
Novas hortas
comunitárias criadas
em Santo André
A cidade de Vila Nova de Santo André, no concelho de Santiago do Cacém, conta com 24 hortas comunitárias para cultivo biológico, com espaços destinados a famílias com carência económica e mobilidade reduzida.

Data: 22/11/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial