07h00 - sexta, 03/11/2023

Encontro de Violas de Arame
em São Martinho das Amoreiras

Encontro de Violas de Arame em São Martinho das Amoreiras

Concertos, oficinas e "conversas à mesa redonda" são alguns dos destaques na programação da nona edição do Encontro de Violas de Arame, que vai decorrer neste fim-de-semana, dias 4 e 5, na localidade de São Martinho das Amoreiras, no concelho de Odemira.
A iniciativa, que inclui o 6º Encontro de Tocadores de Viola Campaniça, é promovida pelo Centro de Valorização da Viola Campaniça e do Cante de Improviso (CVVCCI), em parceria com a Câmara de Odemira, Junta de Freguesia de São Martinho das Amoreiras, Casa do Povo de São Martinho das Amoreiras, Associação de Desenvolvimento de Amoreiras-Gare, A Terra – Associação de São Martinho e Direção Regional da Cultura do Alentejo.
Ao longo dos dois dias, vão passar pela Casa do Povo, Taberna do Lagar e Salão de Festas de São Martinho das Amoreiras tocadores de viola campaniça (Baixo Alentejo), viola braguesa (Minho), viola beiroa (Beira Baixa), viola amarantina (Amarante) e viola caipira (Brasil).
"Pretende-se que esta seja uma ação importante de resgate e dignificação da cultura regional, destinada a todos os músicos, etnógrafos e curiosos que manifestem interesse pela música tradicional", diz ao "SW" Pedro Mestre, do CVVCCI.
A sessão de abertura do IX Encontro de Violas de Arame está agendado para as 14h00 de sábado, 4, seguindo-se a inauguração de uma exposição de cordofones. Depois, pelas 15h00, tem lugar uma mesa-redonda sobre violas de arame, com os tocadores Pedro Mestre, Carlos Loução, José Diogo Bento, David Pereira, José Barros, Ricardo Fonseca, Fernando Denghi, Eduardo Costa e Hélio Monteiro.
Ainda durante a tarde, pelas 16h00, realiza-se uma oficina de violas de arame (campaniça, beiroa, braguesa, caipira e amarantina) e, às 18h00, uma oficina de canto com Ana Tomás.
O primeiro dia de Encontro termina com um concerto, a partir das 21h00, que terá em palco cante a despique e baldão e os grupos de viola campaniça do CVVCCI e Violas Encantadas.
No domingo, 5, o programa arranca pelas 14h30, com uma mesa-redonda em que vão falar os professores Manuel Morais (com a palestra "A viola campaniça, essa desconhecida") e Domingos Morais ("Do gesto musical, gerador privilegiado de identidade cultural") e o doutorando em Etnomusicologia Carlos Balbino ("A viola campaniça: a construção de um emblema cultural menor num território dominado por um canto polifónico a capella").
Para as 16h00 está prevista uma roda de tocadores de viola campaniça e, a fechar, pelas 17h30, um concerto com cante de despique e baldão, viola amarantina e os grupos Campaniça Trio e Ao Canto da Beira.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quarta, 19/06/2024
Operação de
esterilização de gatos
errantes em Grândola
A equipa do Gabinete de Veterinária da Câmara de Grândola capturou, esterilizou e libertou 159 gatos errantes no concelho, na semana passada, tendo ainda recolhido 32 gatinhos que estão disponíveis para adoção.
07h00 - terça, 18/06/2024
Câmara de Grândola atribui
mais de 1ME às juntas de freguesia
A Câmara de Grândola vai atribuir, neste ano de 2024, mais de um milhão de euros às juntas de freguesia do concelho, no âmbito dos acordos de delegação de competências e de protocolos de colaboração.
07h00 - segunda, 17/06/2024
Criminalidade voltou a aumentar
no Alentejo Litoral em 2023
A criminalidade aumentou, pelo quarto ano consecutivo, nos cinco concelhos do Alentejo Litoral, onde foram registados mais 161 crimes participados em 2023 face ao ano anterior.
07h00 - segunda, 17/06/2024
Câmara de Grândola
alerta para falta de
condições da estação
O presidente da Câmara de Grândola, António Figueira Mendes, alertou para a falta de condições da Estação Ferroviária, salientando a importância deste serviço na "mobilidade do concelho e da região".
07h00 - quinta, 06/06/2024
Desafios do turismo no
Alentejo Litoral "em reflexão"
A Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo promoveu nesta quarta-feira, 5, em Grândola e na Comporta, sessões de trabalho sobre os desafios do setor no território do Alentejo Litoral.

Data: 14/06/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial