Um total de 62 alunos do 12º ano da Escola Secundária de Vila Real de Santo António esteve, na passada semana, em Odemira, numa iniciativa de promoção da canoagem dinamizada pelo Centro de Formação Desportiva de Surfing (CFDS) do Agrupamento de Escolas de Odemira.
A atividade contou com a parceria do Clube de Canoagem de Odemira e dos alunos do segundo ano do Curso Profissional Técnico de Desporto do Agrupamento de Escolas (AEO), demonstrando que a canoagem é "um desporto-âncora do concelho de Odemira", explica ao "SW" o professor Hugo Gaudêncio, coordenador do CFDS.
De acordo com o docente, o Centro de Formação Desportiva de Surfing "mantém-se como uma referência na dinamização e formação em atividades náuticas", assumindo-se em simultâneo "como um braço que 'liga' a escola aos cubes e à sociedade civil".
Por isso, diz, "é cada vez mais solicitado para a organização e promoção de eventos de atividades náuticas no concelho de Odemira e, mesmo com recursos limitados, conseguimos chegar a todos e promover estilos de vida saudáveis através da prática de atividades náuticas".
Hugo Gaudêncio explica que o CFDS tem uma atividade interna no Agrupamento de Escolas "muito rica e diversificada", tendo como objetivos para o presente ano letivo de 2023-2024 promover junto dos alunos "a prática de atividades náuticas e auxiliar os grupos equipa do Desporto Escolar de Body Board e Canoagem".
A par disso, o CFDS estabeleceu ainda como metas para o presente ano "promover a integração de alunos estrageiros e o ensino da língua portuguesa através das atividades náuticas e aumentar a 'literacia Azul', que parte de uma colaboração entre o Ministério do Mar e o Ministério da Educação, sob a tutela do Desporto Escolar".
O professor refere ainda que também a atividade externa do CFDS "é cada vez mais dinâmica e profunda, trabalhando com inúmeros parceiros e mantendo-se fiel àquilo que considera o mais importante". "Todos juntos somos mais felizes e temos mais energia. Viva a escola feliz!", conclui.