07h00 - quarta, 15/11/2023

Grândola vai
celebrar os 50 anos
do 25 de Abril

Grândola vai celebrar os 50 anos do 25 de Abril

Os 50 anos do 25 de Abril vão ser assinalados em Grândola com a criação de obras de arte de reputados artistas nacionais, um mural de arte urbana e uma coleção de 25 postais, entre outras iniciativas.
O programa comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril preparado pela Câmara Municipal inclui dezenas de iniciativas que se estendem até dezembro de 2024, com o objetivo de "consolidar e reforçar os valores de abril".
Entre as ações previstas para 2024 está a criação e instalação de obras de arte pública, dos mais reputados artistas nacionais, na vila de Grândola e em todas as freguesias do concelho com o objetivo de reforçar o princípio da democratização do acesso e fruição da arte.
Neste âmbito, será convidado "um nome relevante da pintura nacional" para a elaboração de uma serigrafia alusiva aos 50 anos do 25 de Abril.
No programa está também previsto "o lançamento de uma coleção de 25 postais, com textos e ilustrações inéditas de 50 autores, a edição de um livro para a infância sobre a história da canção "Grândola, Vila Morena" e de um livro sobre os antigos Paços do Concelho".
Nas artes de palco, o destaque vai para o programa musical "Cantar de Novo", que vai contar com a participação de grandes nomes de várias gerações da música portuguesa, que utilizam a canção como arma.
E a 17 de maio "será recriada a sessão de 1964, que motivou José Afonso a escrever o poema 'Grândola, Vila Morena', assinalando um conjunto de iniciativas que terminarão no dia 31 de maio, com um recital de poesia, comemorando o dia em que a primeira versão do poema foi lida em sessão pública na Música Velha", revela a autarquia.
Além do Encontro da Canção de Protesto, em junho, o programa inclui peças de teatro, espetáculos de dança, colóquios, debates, encontros com autores e apresentações de livros.
No comunicado, o município revela ainda que, em 2024, pretende homenagear os capitães de Abril, com a organização de uma "grande iniciativa", e criar uma imagem gráfica das comemorações do 25 de Abril em Grândola.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - terça, 18/06/2024
FlixBus retoma
ligações de passageiros
ao Litoral Alentejano
A empresa de transporte rodoviário de passageiros FlixBus já retomou as suas loigações regulares aos concelhos do Alentejo Litoral, devido ao arranque do período de férias e por perspetivar um verão "bastante forte" em termos de procura de viagens para este destino.
07h00 - segunda, 17/06/2024
Câmara de Odemira
promove programa de
voluntariado jovem
A Câmara de Odemira tem candidaturas abertas, até ao próximo dia 28, para o Projeto de Voluntariado Jovem – Mexe-te OJovem que pretende promover a cidadania ativa e envolver os jovens durante as férias de verão.
15h00 - sexta, 14/06/2024
Novo Centro da Viola
Campaniça inaugurado em
São Martinho das Amoreiras
O novo Centro de Valorização da Viola Campaniça e Canto de Improviso (CVVCCI) de São Martinho das Amoreiras, no concelho de Odemira, é inaugurado neste sábado, 15, tendo como objetivos a "promoção e valorização da cultura local".
07h00 - sexta, 14/06/2024
Mais habitação em Odemira, Alcácer do Sal e Santiago
As câmaras de Odemira, Alcácer do Sal e Santiago do Cacém assinaram, na terça-feira, 11, contratos com o Governo, visando a aquisição e reabilitação de imóveis, no âmbito do programa "Construir Portugal: Nova Estratégia para a Habitação".
07h00 - sexta, 14/06/2024
Patrícia Serafim e
Daniel Martins vencem
Brisas do Atlântico
Os atletas Daniel Martins e Patrícia Serafim foram os grandes vencedores da edição deste ano da Brisas do Atlântico, prova desportiva multidisciplinar que a Câmara de Odemira organizou, a 10 de junho, entre o Almograve e a Zambujeira do Mar e que contou mais de 1.

Data: 14/06/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial