A Câmara de Sines celebrou, na passada semana, um acordo de geminação com o município polaco de Plock, para "aprofundar uma relação de amizade" através de intercâmbios culturais, sociais, económicos, educativos e turísticos.
Segundo a autarquia, o acordo de geminação entre Sines e Plock permitirá "um desenvolvimento urbano sustentável e tecnológico entre as comunidades dos dois municípios e das suas organizações representativas".
A Câmara de Sines acrescenta que "a pertinência desta geminação relaciona-se com as semelhanças que ligam as realidades destes dois municípios em setores como as indústrias da energia e da petroquímica, bem como da tecnologia e da investigação, para além das suas diversas instituições de ensino, técnicas, culturais, desportivas e históricas".
"Geminações como estas são exemplos de como municípios, instituições e comunidades de países diferentes podem cooperar entre si, ignorando diferenças e privilegiando aproximações", frisou o autarca siniense Nuno Mascarenhas durante a cerimónia de assinatura do acordo.
O autarca disse ainda fazer "votos de que este protocolo seja o primeiro passo de muitas parcerias e colaborações a desenvolver no futuro, direcionadas aos setores da educação, da cultura, da coesão social, económica e territorial".