O evento, que se realiza pela primeira vez no concelho do Alentejo Litoral, tem como título \"Corte-Travessia\" e a construção do programa esteve a cargo de Elena Duque, \"mergulhando\" na obra das cineastas Amy Halpern, Noémia Delgado e Rose Lowder.' />
O Seminário Internacional de Cinema Documental Doc's Kingdom arranca nesta quinta-feira, 30, em Odemira, contando na programação com sessões de filmes, performances e debates abertos à comunidade.
O evento, que se realiza pela primeira vez no concelho do Alentejo Litoral, tem como título "Corte-Travessia" e a construção do programa esteve a cargo de Elena Duque, "mergulhando" na obra das cineastas Amy Halpern, Noémia Delgado e Rose Lowder.
Segundo a organização, a edição deste ano do festival é inspirada na única longa-metragem de Amy Halpern, intitulada "Falling Lessons", "uma experiência cinematográ-fica concretizada através da montagem de 200 rostos humanos e animais, numa confron-tação com o olhar no seu sentido mais político".
Em destaque vai estar igualmente o filme "Máscaras", pioneiro documentário etnográfi-co sobre os caretos tradicionais de Trás-os-Montes realizado por Noémia Delgado em 1976.
A edição de 2023 do Doc's Kingdom vai decorrer em Odemira até terça-feira, 5, estan-do prevista a presença da editora Claire Atherton e dos cineastas Maryam Tafakory (Irão), Beatriz Freire (Portugal), Valentina Alvarado Matos (Venezuela), Carlos Vásquez (Chile) e Miriam Martín (Espanha).
O programa prevê, na sexta-feira, 1 de dezembro, pelas 21h3, a exibição do filme "Las Cruces" no cineteatro Camacho Costa, numa sessão apresentada pelo realizador Carlos Vasquez Mendes. A
Para domingo, 3, às 18h00, está prevista para o mesmo local a sessão "Hecho a Mano", com curtas metragens e cine-performance, seguida de debate com a realizadora Beatriz Freire.
A realização do Doc's Kingdom em Odemira tem a colaboração da Rota Vicentina e da Cultivamos Cultura Associação Cultural, contando com o apoio da Câmara de Odemi-ra e da Direção Regional de Cultura do Alentejo.