07h00 - quinta, 30/11/2023

Monumento evocativo
inaugurado em
Santiago do Cacém

Monumento evocativo inaugurado em Santiago do Cacém

O monumento evocativo do centenário do nascimento do professor Manuel João da Silva é inaugurado nesta sexta-feira, pelas 16h00, em Santiago do Cacém.
Segundo a autarquia do Litoral Alentejano, a obra foi concebida por Raquel Ventura e ficará instalada na rua Manuel João da Silva, na cidade de Santiago do Cacém.
Em comunicado, a Câmara Municipal lembra que Manuel João da Silva "era um profundo conhecedor da cultura local, em especial do concelho", destacando-se "pelas várias investigações sobre os falares regionais".
Ao longo das suas obras, editadas pela Câmara de Santiago do Cacém e ilustradas por José Luís Antunes, "listou mais de mil expressões regionais que não se encontravam em nenhum dicionário", acrescenta.
Depois da inauguração do monumento evocativo está prevista, às 16h15, a abertura da exposição 'Manuel João da Silva – Riquezas dos Falares Regionais', que ficará patente até ao final do ano na Biblioteca Municipal Manuel da Fonseca.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - segunda, 05/02/2024
Câmara de Alcácer
apoia para-ciclista
do concelho
A Câmara de Alcácer do Sal financiou a aquisição de uma bicicleta adaptada para o para-ciclista Miguel Pacheco, natural do concelho e que tem como objetivo de chegar aos Jogos Paraolímpicos de 2024.
07h00 - segunda, 29/01/2024
Projeto-piloto de
telecontagem de
água em Alcácer
A Câmara de Alcácer do Sal vai iniciar, durante o próximo mês de fevereiro, a implementação de um projeto-piloto de telecontagem para o consumo de água, visando a melhoria contínua da qualidade do serviço prestado aos utilizadores.
07h00 - terça, 23/01/2024
Utentes de Alcácer
do Sal criticam
degradação do IC1
As comissões de utentes de Alcácer do Sal criticam a degradação de um troço do Itinerário Complementar 1 (IC1) naquele concelho, considerando tratar-se de "um perigo constante para os automobilistas" devido ao "pavimento degradado e buracos".
07h00 - terça, 16/01/2024
Câmara de Alcácer
vai requalificar fonte
no Torrão
A Câmara de Alcácer do Sal vai avançar com a requalificação da fonte da Praça Bernardim Ribeiro, no Torrão, num investimento municipal avaliado em cerca de 34500 euros.
07h00 - segunda, 04/12/2023
Protocolo entre
Câmara de Alcácer e
Politécnico de Setúbal
A Câmara de Alcácer do Sal e o Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) celebraram, na passada semana, um protocolo de colaboração, estando em avaliação "potenciais parcerias em vários âmbitos na área da educação".

Data: 09/02/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial