07h00 - quinta, 21/12/2023

Câmara de Sines cede terreno
para residência de estudantes

Câmara de Sines cede terreno para residência de estudantes

A Câmara de Sines cedeu ao Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) o direito de superfície, a título gratuito, de um lote de terreno para a construção de uma residência de estudantes, tendo a escritura sido formalizada nesta segunda-feira, 18.
Segundo a autarquia, o lote situa-se no Plano de Pormenor da Zona de Expansão Sul-Nascente e tem cerca de 1.500 m2, destinando-se à construção de uma residência de estudantes com capacidade de 45 camas e que, caso necessário, poder vir a ser alargada.
O projeto, que deve arrancar em 2024, tem o financiamento do PRR – Plano de Recuperação e Resiliência e encontra-se enquadrado pelo protocolo assinado entre a Câmara Municipal e o IPS em julho de 2021, visando "a criação de condições para a instalação de uma escola superior daquele instituto no concelho", acrescenta o município em comunicado.
"Este é um passo muito importante para a consolidação da intenção de abrir uma escola superior do Instituto Politécnico de Setúbal em Sines. Continuamos a trabalhar com o Politécnico de Setúbal e com diversas instituições no sentido de se apresentar uma proposta para escola", refere Nuno Mascarenhas, presidente da autarquia, citado no comunicado.
O eleito acrescenta que "uma escola superior virá acrescentar à presença que o Instituto Politécnico já tem na região, nomeadamente aos atuais cursos superiores não conferentes de grau, que já são ministrados em Sines".
A par disso, reforça, "os projetos de investimento em curso criam novas necessidades de qualificação, de fixação de jovens quadros, bem como de formação contínua ao longo da vida".
Por sua vez, a presidente do Politécnico de Setúbal, Ângela Lemos, considera que este equipamento "irá permitir aos atuais estudantes do IPS que frequentam os cursos técnicos superiores profissionais e aos futuros estudantes da escola superior de Sines alojamento a preços acessíveis e preços regulados para estudantes nacionais carenciados e deslocados".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quarta, 19/06/2024
Operação de
esterilização de gatos
errantes em Grândola
A equipa do Gabinete de Veterinária da Câmara de Grândola capturou, esterilizou e libertou 159 gatos errantes no concelho, na semana passada, tendo ainda recolhido 32 gatinhos que estão disponíveis para adoção.
07h00 - terça, 18/06/2024
Câmara de Grândola atribui
mais de 1ME às juntas de freguesia
A Câmara de Grândola vai atribuir, neste ano de 2024, mais de um milhão de euros às juntas de freguesia do concelho, no âmbito dos acordos de delegação de competências e de protocolos de colaboração.
07h00 - segunda, 17/06/2024
Criminalidade voltou a aumentar
no Alentejo Litoral em 2023
A criminalidade aumentou, pelo quarto ano consecutivo, nos cinco concelhos do Alentejo Litoral, onde foram registados mais 161 crimes participados em 2023 face ao ano anterior.
07h00 - segunda, 17/06/2024
Câmara de Grândola
alerta para falta de
condições da estação
O presidente da Câmara de Grândola, António Figueira Mendes, alertou para a falta de condições da Estação Ferroviária, salientando a importância deste serviço na "mobilidade do concelho e da região".
07h00 - quinta, 06/06/2024
Desafios do turismo no
Alentejo Litoral "em reflexão"
A Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo promoveu nesta quarta-feira, 5, em Grândola e na Comporta, sessões de trabalho sobre os desafios do setor no território do Alentejo Litoral.

Data: 14/06/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial