Os centros de saúde dos cinco concelhos do Alentejo Litoral contam, desde o passado mês de dezembro, com um novo Sistema de Atendimento e Resposta Ágil (SARA), para reduzir "os constrangimentos no contacto telefónico" com as unidades de saúde.
Se acoro com a presidente do conselho de administração da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA), Catarina Filipe, o novo sistema permite devolver chamadas não atendidas e facilita o acesso dos utentes aos cuidados de saúde primários, evitando deslocações desnecessárias.
A partir de agora, "o utente liga para a unidade, utilizando o mesmo número, vai ter um automatismo que o vai guiar nas opções que deve escolher e depois vai para uma lista de espera das administrativas das várias unidades que, ao longo do dia, vão respondendo às chamadas telefónicas", indica a gestora em declarações à Agência Lusa.
Através do SARA, a ULSLA pretende "conseguir diminuir o número de reclamações", além de evitar a deslocação dos utentes às unidades de saúde "para marcação de consultas ou renovação de receitas", acrescenta Catarina Filipe.