07h00 - quarta, 17/01/2024

Obras da residência de estudantes
em Sines arrancam em fevereiro

Obras da residência de estudantes em Sines arrancam em fevereiro

A construção da nova residência de estudantes do Instituto Politécnico de Setúbal (IPS) em Sines, avaliada em quase 2,7 milhões de euros, vai arrancar no próximo mês de fevereiro, devendo estar concluída no prazo de nove meses.
A "primeira pedra" do novo equipamento, com capacidade para 47 camas e enquadrado no Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior, que tem financiamento do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), foi colocada a 8 de janeiro, numa cerimónia que contou com a presença das ministras da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, e da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.
Para Elvira Fortunato, a nova residência resulta do "esforço conjunto entre Governo, Politécnico de Setúbal e a Câmara de Sines", que permitirá "criar e melhorar as condições de alojamento a preços acessíveis para os estudantes e suas famílias".
"Será uma oportunidade para reforçar a formação superior através da instalação de uma escola superior do politécnico neste concelho", acrescenta a ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
Já a sua homóloga com a pasta da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, disse tratar-se de "um projeto muito importante para dar resposta a um conjunto de investimentos que estão em curso" em Sines.
"Hoje não podemos conceber a competitividade dos territórios sem que haja instituições de ensino superior, ciência e investigação", acrescentou.
A presidente do IPS, Ana Lemos, considera que o projeto da nova residência de estudantes da instituição em Sines representa "um compromisso duradouro com a democratização do acesso ao ensino superior, com o desenvolvimento pessoal e profissional dos cidadãos e com a construção de laços comunitários".
A par disso, continuou, a nova residência irá abrir caminho para um passo "fundamental", que passa pela criação de uma escola superior do IPS em Sines, alargando a este território a sua "oferta formativa a cursos de licenciatura, mestrado, pós-graduação, formação ao longo da vida e, futuramente, doutoramento".
Também presente na cerimónia, o presidente da Câmara de Sines, Nuno Mascarenhas, destacou o empenho da autarquia na criação de uma escola superior na cidade, acrescentando que a nova residência será também um apoio para "investigadores das mais diversas áreas, cujos projetos científicos e académicos podem vir a contribuir muito significativamente para uma nova vaga de industrialização do país, para a transição energética e para a transição digital".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sexta, 09/02/2024
Cidade de Sines
vai "brincar"
ao Carnaval
O Carnaval de Sines vai contar neste ano com três desfiles, entre domingo e terça-feira, dias 11 a 13 de fevereiro, voltando a apostar na animação dos habituais foliões, grupos de samba e carros alegóricos.
07h00 - quarta, 07/02/2024
BE questiona
"horário irregular"
na PSA Sines
O Bloco de Esquerda (BE) considera "injusto" e "irregular" o novo horário dos trabalhadores da empresa PSA Sines, tendo endereçado ao Governo um conjunto de questões sobre a situação.
07h00 - sábado, 03/02/2024
Músicas do Mundo
finalista nos Iberian
Festival Awards
O Festival Músicas do Mundo (FMM) de Sines está entre os finalista de quatro categorias dos Iberian Festival Awards 2024, promovidos pela Aporfest - Associação Portuguesa de Festivais de Música.
07h00 - sexta, 02/02/2024
Iberdrola vai produzir
amoníaco em Sines
A Iberdrola Renewables Portugal já deu início ao processo de licenciamento ambiental para a produção, em Sines, de amoníaco verde em larga escala a partir de hidrogénio verde, num investimento de quase 427 milhões de euros.
07h00 - quarta, 31/01/2024
Atleta de Sines
campeão nacional
de jiujitsu brasileiro
O atleta Guilherme Machado Fortes, da Old Dog Team, de Sines, sagrou-se campeão nacional de jiujitsu brasileiro na categoria Master 1/ Faixa Roxa/ Peso Leve (76 kg), durante os campeonatos realizados, em dezembro, em Odivelas.

Data: 09/02/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial