07h00 - quarta, 07/02/2024

AdSA investe 5,3
milhões na reabilitação
do canal de Ermidas

AdSA investe 5,3 milhões na reabilitação do canal de Ermidas

A empresa Águas de Santo André (AdSA), com sede em Vila Nova de Santo André, vai avançar com a empreitada de reabilitação do canal de Ermidas, que representa um investimento de cerca de 5,3 milhões de euros.
Segundo a AdSA, a empreitada, que terá uma duração prevista de 300 dias, surge da necessidade e da vontade da empresa de reabilitar o canal de Ermidas, pertencente ao sistema de Morgavel, "permitindo assegurar a continuidade do seu funcionamento, prolongando o seu período de vida útil".
"O fornecimento de água industrial tem como principal origem a captação Ermidas-Sado, sendo a água conduzida através de um canal até à albufeira de Morgavel, onde é tratada na Estação de Tratamento de Água (ETA) de Morgavel e posteriormente transportada até ao Centro Operacional de Montes Chãos e, daí, distribuída à Zona Industrial e Logística de Sines (ZILS)", revela a AdSA.
A empresa acrescenta que as intervenções "serão realizadas ao nível mais estrutural, que engloba o revestimento do canal, reabilitação e/ou reposição de elementos como guardas e escadas, reabilitação de estruturas de betão como pontes canais e pontões, e demolição e reconstrução das estruturas que careçam duma intervenção mais profunda".
Já ao nível geotécnico "será realizada a estabilização dos taludes de escavação e de aterro, através do preenchimento de ravinamentos e regularização", adianta a AdSA, acrescentando que "serão ainda executadas as necessárias limpezas das passagens hidráulicas existentes ao longo do traçado do canal".
A empresa refere ainda que, com a realização desta empreitada, "ficam assegurados todos os trabalhos de reabilitação necessários no atual canal de adução de água à barragem de Morgavel, contribuindo para o aumento da resiliência e fiabilidade do sistema de abastecimento de água industrial ao pólo industrial da ZILS".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

16h01 - sexta, 17/01/2025
Parlamento aprova
desagregação de freguesias
O Parlamento aprovou, nesta sexta-feira, 17, a reposição de 302 freguesias por desagregação de uniões de freguesias criadas pela reforma administrativa de 2013.
07h00 - sexta, 17/01/2025
"Ao Encontro da
Semente" em São Luís
e Vale Béjinha
As localidades de São Luís e Vale Béjinha, no concelho de Odemira, recebem neste fim de semana, 18 e 19 de janeiro, a iniciativa "Ao Encontro da Semente", organizada pela Fundação O Cerro, em parceria com a associação Colher Para Semear e com a Câmara Municipal.
07h00 - sexta, 17/01/2025
Desagregação das freguesias de
Bicos, Colos e Vale de Santiago
votada esta sexta-feira
Um projeto de lei, subscrito por PSD, PS, Bloco de Esquerda, PCP, Livre e PAN, é votado nesta sexta-feira, 17, no Parlamento e em caso de aprovação permitirá a desagregação de 135 uniões de freguesia (UF), entre as quais Bicos, Colos e Vale de Santiago, no concelho de Odemira.
07h00 - quarta, 15/01/2025
Câmara de Odemira apoia alunos
do ensino secundário e superior
A Câmara de Odemira atribuiu um total de 55 bolsas de estudo para alunos do concelho que frequentam o ensino secundário e superior em 2024-2205, assim como três prémios de mérito para alunos do secundário, num investimento total de 100 mil euros.
07h00 - quarta, 15/01/2025
Homem morre em
acidente de motociclo
em Odemira
Um cidadão holandês, de 61 anos, morreu nesta terça-feira, 13, na sequência do despiste do motociclo que conduzia, numa estrada de terra no concelho de Odemira.

Data: 10/01/2025
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial