A Câmara de Santiago do Cacém vai avançar com obras de requalificação na Avenida D. Nuno Álvares Pereira, num investimento avaliado em quase dois milhões de euros para "melhorar as condições de mobilidade" de uma das principais artérias da cidade.
O projeto da autarquia para a avenida foi apresentado publicamente no final de janeiro e segundo o presidente da Câmara Municipal, Álvaro Beijinha, "insere-se no conjunto de requalificações que têm sido efetuadas ao longo dos últimos anos, para melhorar a mobi-lidade pedonal e a imagem da cidade".
Segundo a Câmara Municipal, o projeto contempla a requalificação dos passeios, criação de acessos desnivelados a passadeiras, melhoria das áreas de circulação pedonal, criação de zonas de estar, plantação de árvores e colocação de novo mobiliário urbano.
A empreitada incluirá também a substituição da rede pública de abastecimento de água existente em fibrocimento para PEAD, a reconfiguração das redes de drenagem de águas pluviais e de esgotos, a pavimentação e sinalização rodoviária e a criação de uma ciclovia.
A Câmara de Santiago do Cacém acrescenta que a empreitada também prevê intervenções nas ruas 1º de Dezembro e D. Fernando de Almeida.
Segundo Álvaro Beijinha, o concurso público da empreitada poderá ser lançado, "se tudo correr sem percalços", até "ao final do mês de março".
Nos planos da autarquia está uma candidatura da obra a fundos europeus, estando a aguardar a abertura dos concursos ao novo quadro de apoio comunitário.