A Câmara de Odemira foi distinguida, pelo terceiro ano, pela Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI), por adotar as melhores práticas e medidas de apoio em benefício dos cuidadores informais.
Em comunicado, a autarquia odemirense explica que esta distinção "resulta do reconhecimento do projeto 'Cui(Dar)+', materializando-se na atribuição do selo de mérito que certifica a importância e a qualidade do trabalho desenvolvido".
Este projeto, continua o município, foi implementado pela cooperativa TAIPA, com financiamento da Câmara Municipal, e "continua a ser uma aposta da intervenção social" que "tem revelado um positivo impacto na melhoria da qualidade de vida dos cuidadores informais e das pessoas cuidadas do concelho".
Assente na dinamização de uma estrutura de apoio e de acompanhamento aos cuidadores informais, através do Gabinete de Apoio ao Cuidador, o projeto "presta apoio psicológico, orientação e encaminhamento social e promove o descanso do cuidador".
A iniciativa dinamiza ainda "um conjunto de ações de sensibilização e capacitação na área da prestação de cuidados a cuidadores informais e formais", acrescenta a Câmara de Odemira.