Ensinar os mais novos a terem uma alimentação mais saudável e promover a sua autonomia no "dia-a-dia" são dois dos objetivos da Academia de Culinária que a associação TIC TAC está a promover, desde o início deste ano, junto dos jovens de Odemira.
O projeto, que abrange jovens dos seis aos 20 anos, vai decorrer até final de 2024, durante o período letivo, no espaço da CACO, em Odemira, enquanto atividade educativa extracurricular, sendo dinamizado por Márcia Patrício, especialista em Alimentação Saudável.
Em declarações ao "SW", Márcia Patrício lembra que a TIC TAC "tem como missão, potenciar o desenvolvimento pessoal de crianças e jovens do concelho de Odemira com base na educação não formal".
Por isso, acrescenta, "entendemos que neste projeto a cultura será um agente educativo, permitindo transmitir estes costumes gastronómicos, educando para uma alimentação mais saudável e para a autonomia tão necessária nas crianças de hoje em dia".
"Simplificando, queremos ensinar a descascar mais e desembalar menos", continua Márcia Patrício, garantindo que as primeiras sessões da Academia de Culinária "têm sido fantásticas".
"Conseguimos perceber que temos um grupo bastante heterogéneo, contando com crianças que adoram cozinhar e que querem aprender mais, mas também com crianças que não têm qualquer conhecimento nem à-vontade na cozinha, mas que estão a adorar estar envolvidos na preparação de receitas".
De acordo com esta responsável, durante as sessões "são ensinadas as bases da cozinha de acordo com a idade dos jovens, os cuidados a ter numa cozinha, o correto manuseio dos equipamentos, a adaptação das receitas, os ajustes às preferências individuais e também a limpeza da área utilizada".
O foco da Academia de Culinária da TIC TAC está na utilização de receitas baseadas no que é tradicional e de produtos sazonais e produzidos na região, assim como na reutilização de sobras e na opção por pratos "inclusivos", ou seja, sem glúten, laticínios ou ovos.
"Além disto, transmitimos a empatia, o companheirismo e oferecemos mais uma atividade enriquecedora e de utilidade prática, retirando as crianças dos ecrãs", frisa Márcia Patrício.
O projeto da Academia de Culinária da TIC TAC é financiado pela Câmara de Odemira e tem os apoios do Intermarché, CACO, Ufesa e AHSA Associação de Horticultores, Fruticultores e Floricultores dos Concelhos de Odemira e Aljezur, surgindo na sequência do trabalho que a associação tem vindo a desenvolver ao longo dos anos junto dos mais novos na promoção de uma alimentação mais saudável.
Por exemplo, diz Márcia Patrício, "o projeto 'Em Odemira o Chefe Sou Eu' já existe desde 2018" e está "em constante evolução, através do qual tentamos responder às necessidades socioculturais da nossa região".
"Numa primeira fase, os alunos do quarto ano confecionaram receitas de sopa, de legumes, de saladas ou de sobremesas com fruta, propostas pelo chef Nuno Queiroz Ribeiro", sendo que os respetivos vídeos podem ser visualizados nas redes sociais.
Depois, numa segunda fase, o projeto cresceu para o formato "Em Odemira o Chefe Sou Eu Lanches", através do qual "fomos a todas as escolas do concelho de Odemira preparar receitas de lanches, tendo realizado vários vídeos que estão nas nossas redes sociais".
"Em 2023 realizámos uma série de workshops para famílias e agora, em 2024, desenvolvemos este projeto que acreditamos ter as bases para potenciar hábitos mais saudáveis nas crianças e famílias", conclui Márcia Patrício.