07h00 - quarta, 28/02/2024

Militares da GNR suspensos por
humilhar menor em Milfontes

Militares da GNR suspensos por humilhar menor em Milfontes

Oito militares da GNR foram castigados com 150 e 130 dias de suspensão por terem assustado e humilhado um menor de 17 anos que os tinha ofendido na zona de Vila Nova de Milfontes, no concelho de Odemira.
O caso remonta à madrugada de 21 de julho de 2021, mas só no início deste mês de fevereiro é que foram publicados em Diário da República (DR) os despachos do ministro da Administração Interna com as punições aplicadas.
Segundo o relatório disciplinar, por volta das 5h00 do dia 21 de julho de 2021 os militares da GNR foram alertados para uma festa ilegal, no contexto da pandemia Covid-19, com centenas de jovens no parque de estacionamento de uma praia.
Já no local e, enquanto os militares tentavam dispersar os jovens, um grupo cantava em voz alta e dirigia ofensas aos elementos da GNR, tendo um menor de 17 anos sido detido e levado para uma viatura da Guarda, detalha o relatório.
Cerca das 6h00, já depois de dispersados os jovens do local, de acordo com o documento, o menor foi encaminhado para uma carrinha de nove lugares da GNR e, acompanhado pelos militares, transportado para um local próximo do mar.
Quando chegaram, é referido no relatório da IGAI, os militares da GNR ordenaram ao menor que saísse da carrinha e começaram a perguntar-lhe se ele sabia nadar com algemas, o que o deixou "muito nervoso", tendo começado "a chorar e a pedir para o deixarem ir embora".
Um dos militares retirou-lhe as algemas, enquanto lhe dizia: "Vou tirar as algemas que não quero que elas se estraguem com a água do mar", lê-se no documento. Depois, descreve o relatório, os elementos da GNR pediram ao jovem que fugisse e evitasse ser apanhado, enquanto três militares gritavam "foge, foge".
O menor escondeu-se no meio da vegetação e, depois de se certificar que os militares tinham abandonado o local, contactou uma prima que o foi buscar, acrescenta.
No seu despacho, a inspetora-geral da Administração Interna, Anabela Cabral Ferreira, considera que um dos militares envolvidos violou os deveres de proficiência, zelo, correção e aprumo.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - segunda, 15/04/2024
Praia de Milfontes
sobe ao quarto lugar
do campeonato
O Praia de Milfontes subiu ao quarto lugar do campeonato distrital da 1ª divisão de Beja, depois de ter ganho na tarde deste domingo, 14, em Aljustrel.
07h00 - sábado, 13/04/2024
Troféu de ciclismo
José Poeira no
concelho de Odemira
O concelho de Odemira recebe neste fim de semana, dias 13 e 14 de abril, a nona edição do Troféu de Ciclismo José Poeira, que engloba duas etapas das taças de Portugal de Juniores e de Paraciclismo.
07h00 - sexta, 12/04/2024
Apreendidos quase
50 quilos de crustáceos
na Costa Vicentina
O Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) apreendeu 49,7 quilos de crustáceos e levantou sete autos de notícia em operações de fiscalização a mariscadores no Parque Natural da Costa Vicentina.
07h00 - terça, 09/04/2024
Património imaterial de Odemira
promovido em curtas-metragens
Promover o património imaterial do concelho de Odemira, através da realização de um conjunto de cinco curtas-metragens de animação, é o grande objetivo do projeto "MIRACONTOS", que a associação Os Piscos está a dinamizar.
07h00 - terça, 09/04/2024
Praia de Milfontes
vai a Albernoa nas
"meias" da Taça
O Praia de Milfontes vai deslocar-se ao campo do FC Albernoense nas meias-finais da Taça do Distrito de Beja, agendadas para as 16h00 de dia 5 de maio (domingo).

Data: 05/04/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial