Arranca neste sábado, 2, o segundo ciclo de formação desportiva promovido pela Câmara de Odemira, que vai decorrer de março a outubro com o objetivo de "proporcionar o acesso a formação diversificada em várias áreas de interesse e qualificar a base técnica e associativa".
A iniciativa dirige-se a treinadores, técnicos de exercício físico, diretores técnicos, pais/encarregados de educação e dirigentes, estando previstos seis momentos.
A primeira ação realiza-se neste sábado, 2, sendo dedicada aos temas "Financiamento e Apoios" e "Ética no Desporto".
A sessão vai ter lugar no cineteatro Camacho Costa, em Odemira, momento que será assinalado com a assinatura do memorando Clube Top, entre Miguel Rasquinho, diretor regional do IPDJ Instituto Português do Desporto e Juventude, e Hélder Guerreiro, presidente da Câmara de Odemira.
Este protocolo visa "incentivar o desenvolvimento dos clubes desportivos, dotando as estruturas de pessoas devidamente capacitadas, capazes de responder às necessidades dos seus associados e praticantes desportivos".
Seguem-se ações sobre os temas "Finanças: Angariar e gerir o dinheiro do seu clube" (23 março), "O Clube Desportivo enquanto promotor de Atividade Física, Lazer e Bem-Estar" (18 maio), "Gerir as atividades e Instalações do seu clube" (15 junho), "A relação dos educadores e do treinador na prática desportiva" (21 setembro), e "Cativar e envolver a comunidade do seu clube" (26 outubro).
As três últimas ações de formação são certificadas pelo IPDJ, permitindo a atribuição de créditos para a renovação das cédulas de treinador desportivo e técnico de exercício físico/diretor técnico.