Domingo, 10 de março, é o dia de todas as decisões! Depois da demissão do primeiro-ministro (e consequente queda do Governo) em novembro, os portugueses preparam-se para ir a votos e escolher o futuro executivo que vai liderar os destinos do país, com PS e Aliança Democrática (que junta PSD, CDS-PP e PPM) em "luta renhida" para garantir a vitória.
No círculo de Beja, que abrange o concelho de Odemira e elege um total de três deputados para a Assembleia da República, são 15 as candidaturas apresentadas, com PS e Aliança Democrática (AD) a apresentarem novos cabeças de lista face a 2022.
Nas últimas eleições, o PS garantiu dois dos três mandatos por este círculo e, este ano, quem surge a liderar a sua candidatura é o deputado Nelson Brito, que passou do segundo para o primeiro lugar relativamente à lista de 2022. Trata-se de uma "troca" com o também deputado Pedro do Carmo, presidente da comissão parlamentar de Agricultura e que agora surge como número dois numa lista que conta, em terceiro lugar, com Telma Guerreiro, de São Teotónio.
Igualmente novidade é o cabeça de lista da AD, Gonçalo Valente, de 43 anos e presidente da Distrital de Beja do PSD. A seu lado surge a jovem Ana Cortes, de Odemira, ocupa o quinto lugar na lista da AD.
Nas eleições de 2022 coube à CDU eleger o outro deputado por Beja, João Dias, que volta a ser a aposta desta força política por este círculo. Nesta lista surge, em quarto lugar, do operário industrial João Palma Quaresma, de Vila Nova de Milfontes e eleito na Assembleia Municipal de Odemira.
Quarta força política mais votada na região em 2022, o Chega apresenta como cabeça de lista nestas eleições a professora Diva Ribeiro, de 49 anos, atual coordenadora da concelhia de Beja do partido e presidente da mesa distrital.
Nos restantes partidos com representação parlamentar, existem dois cabeças de lista naturais de Odemira: a professora e empresária Ana Paula Pereira pela Iniciativa Liberal e o estudante universitário Fausto Fialho, 28 anos, pelo Livre.
Já o Bloco de Esquerda (BE) candidata por Beja o oficial judicial José Esteves (numa lista que tem Fátima Teixeira, de Relíquias, no segundo lugar), enquanto o médico Luís Coentro é a aposta do PAN.
Irís La Féria (Volt), Pedro Ficalho Maciel (Nova Direita), Ricardo Camões (RIR Reagir Incluir Reciclar), António Arantes (ADN), Bento Marques (Alternativa 21), Cristina Chalaça (Ergue-te) e Maria Pinto (PCTP-MRPP), que reside em São Teotónio, são os restantes cabeças de lista por Beja.
Setúbal vai eleger mais um deputado
A escolha de Teresa Morais como cabeça de lista da AD é a principal novidade nas listas de candidatos a deputados às legislativas de 10 de março pelo círculo eleitoral de Setúbal, que em 2024 vai eleger 19 deputados (mais um que em 2022) devido ao aumento de população.
Num distrito de maioria socialista, e que abrange os concelhos de Sines, Santiago do Cacém, Grândola e Alcácer do Sal, a ex-ministra da Cultura, Igualdade e Cidadania, do Governo liderado por Pedro Passos Coelho terá como principal opositora a atual ministra adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, cabeça de lista do PS em Setúbal.
Nas próximas eleições legislativas de 10 de março também há quem vá repetir as candidaturas de 2022 como cabeça de lista por Setúbal, como é o caso de Ana Catarina Mendes, do PS, Paula Santos, pela CDU, Joana Mortágua, do BE, e Joana Cordeiro, pela Iniciativa Liberal.
No Chega surge como cabeça de lista por Setúbal a deputada Rita Matias, enquanto Paulo Muacho é a aposta do Livre e Maria Alexandra Moreira lidera a lista do PAN.
São ainda candidatos por este círculo Maria Margarida Oliveira (ADN), Carlos Pagará (Ergue-te), Luís Ribeiro (JPP), Jorge Monteiro de Sá (Alternativa 21), Ricardo Pessôa (Nova Direita), Nuno Silva (PCTP-MRPP), Mário Nogueira (PTP), Ana Paula Freitas (RIR) e Susana Carneiro (Volt).
Nas legislativas de 2022, o PS conseguiu eleger por Setúbal um total de 10 deputados, enquanto o PSD garantia três mandatos, a CDU dois, o Chega, o BE e a Iniciativa Liberal um cada.