07h00 - quinta, 21/03/2024

Empresas do Alentejo Litoral
vão ser promovidas no México

Empresas do Alentejo Litoral vão ser promovidas no México

Dinamizar o investimento de empresas do Litoral Alentejano no mercado mexicano é um dos objetivos do protocolo estabelecido, na passada semana, entre a Comunidade Inter-municipal do Alentejo Litoral (CIMAL) e a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Mexicana (CCILM).
O acordo, assinado em Grândola na presença do embaixador do México em Portugal, Bruno Figueiroa, prevê, entre outras, "ações de capacitação empresarial, tendentes à pro-moção do conhecimento sobre o acesso ao mercado mexicano, que fomentem a divulga-ção de oportunidades de negócios, incentivem trocas comerciais e encorajem investimen-tos recíprocos".
Em comunicado enviado ao "SW", a CIMAL explica que o acordo de parceria, válido por dois anos, insere-se na estratégia da instituição "tendente a criar um ambiente estimu-lante à competitividade e atração de investimento, visando a dinamização da economia e a afirmação da região do Alentejo Litoral, a nível nacional e internacional, como uma região atrativa para o investimento e crescimento empresarial".
Nesse âmbito, o protocolo recorrerá ao projeto 3703 de Apoio à Internacionalização de Empresas da CCILM, que tem como objetivo "incentivar e potenciar a internacionaliza-ção das empresas portuguesas no mercado mexicano e foi aprovado pela Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP)".
A CCILM fica assim encarregue de "disponibilizar pessoal especializado e com experiên-cia técnica, em diversas áreas de conhecimento, para apoiar estas ações e garantir o seu bom funcionamento", além de auxiliar as "empresas da região do Alentejo Litoral no pro-cesso de candidatura, no caso de adesão ao projeto, bem como a oferecer suporte na iden-tificação de oportunidades de negócios no mercado mexicano", lê-se na nota.
Já a CIMAL compromete-se "a colaborar ativamente na organização de eventos informa-tivos e de sensibilização para as empresas locais, além de fornecer apoio logístico e pro-mocional para as atividades relacionadas com o projeto".
O documento assinado prevê, nesse sentido, a organização de workshops, seminários, webinars e sessões de informação sobre o projeto 3703 e sobre as oportunidades de negó-cios no México, a par da divulgação ativa do projeto através de meios de comunicação, redes sociais, websites institucionais e outros canais apropriados, bem como a facilitação de encontros entre empresas da região do Alentejo Litoral e potenciais parceiros mexica-nos, promovendo o networking e a troca de experiências.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - segunda, 10/02/2025
Chega candidata
Rui Campos Silva
à Câmara de Odemira
O empresário Rui Campos Silva vai ser o candidato do Chega à Câmara de Odemira nas eleições Autárquicas agendadas para este ano.
07h00 - segunda, 10/02/2025
Festival Sudoeste não
se realiza em 2025
O Festival Sudoeste não se irá realizar este ano, de acordo com uma nota na rede social Facebook do evento, onde é explicado que a pausa será para preparar "um novo capítulo".
07h00 - sexta, 07/02/2025
Câmara de Odemira investe
25 milhões em habitação
A Câmara de Odemira está a concretizar a sua Estratégia Local de Habitação (ELH), num investimento de cerca de 25 milhões de euros que prevê a construção, aquisição e reabilitação de imóveis para "garantir o acesso generalizado à habitação a toda a população".
07h00 - quinta, 06/02/2025
Pista de Odemira
recebeu Campeonato
Distrital de Inverno
O Núcleo Desportivo e Cultural de Odemira (NDCO) venceu, no setor feminino, o Campeonato Distrital de Atletismo de Clubes e Individuais de Inverno, que se realizou no passado dia 25 de janeiro no Complexo Desportivo Dr.
07h00 - quarta, 05/02/2025
Câmara de Odemira apoia
cultura e arte com 1,1ME
A Câmara de Odemira aprovou mais de 1,1 milhões de euros em apoios financeiros a associações e artistas locais, para "estimular o empoderamento dos agentes artísticos e culturais do território", por forma a "fomentar a cultura e a criatividade como base de atratividade do concelho".

Data: 07/02/2025
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial