07h00 - sexta, 22/03/2024

Três alunas de
Odemira premiadas
em Itália

Três alunas de Odemira premiadas em Itália

As jovens Ana Ramos, Bruna Matos e Mariana Gonçalves, naturais do concelho de Odemira, conquistaram a medalha de prata no Concurso Italiano para Jovens Cientistas "I Giovani e le Scienze", realizado anualmente em Milão (Itália) e onde representaram Portugal com uma investigação sobre o potencial de alguns fungos para a biodegradação de polietileno.
Na competição apresentaram-se a concurso 35 projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento humano realizados por "jovens cientistas", provenientes de países como Itália, Bélgica, Brasil, México, Luxemburgo, Portugal, Espanha, Taiwan, Turquia e Tunísia.
Ana Ramos, Bruna Matos e Mariana Gonçalves acabaram por garantir o segundo lugar no concurso com um trabalho concebido no ano letivo de 2022-2023, quando as três jovens, todas a frequentar o ensino superior atualmente, eram alunas do Agrupamento de Escolas de Odemira e faziam parte do seu Clube de Ciência Viva/BIGEO, coordenado pela professora Paula Canha.
Para a docente, este tipo de prémios numa competição internacional "dão sempre aos alunos mais confiança em si mesmos".
"E nós necessitamos de jovens que acreditem que podem melhorar o mundo, por exemplo através da ciência e das soluções que ela pode trazer. Muitas vezes os nossos alunos duvidam das suas capacidades e competências. Estes concursos, nacionais e internacionais, mostram-lhes que eles são capazes", acrescenta Paula Canha ao "SW".
A professora elogia ainda o empenho de Ana Ramos, Bruna Matos e Mariana Gonçalves, que "passaram muito tempo no laboratório" e "muitas horas a discutir resultados, a arranjar explicação para resultados inesperados ou a inventar soluções para metodologias que não funcionaram".
"Agora recebem o reconhecimento por um trabalho sério e persistente", reforça.
O prémio de Ana Ramos, Bruna Matos e Mariana Gonçalves foi alcançado com uma investigação sobre o potencial de alguns fungos para a biodegradação de polietileno, motivada pelo facto de, no concelho de Odemira, a acumulação de resíduos plásticos ser um problema de extrema importância, tendo em conta o seu uso frequente para cobertura de estufas.
Para tal, as alunas testaram se os fungos Penicillium digitatum e Pisolithus tinctorius teriam capacidade de degradação de polietileno usado em estufas e descartado, tendo chegado à conclusão que o primeiro "tem maior capacidade" que o segundo.
"Mas os resultados mais promissores foram obtidos com o consórcio entre os dois", revela a professora Paula Canha, para quem "as soluções baseadas na natureza são sempre preferíveis, pois os organismos vivos degradam os resíduos de forma limpa e energeticamente mais eficiente do que qualquer linha industrial".
"Este trabalho é um contributo muito pequenino, ainda sem a capacidade de ser transposto para a prática. Contudo, para três jovens de 17 anos, foi um grande contributo", conclui a docente.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sexta, 12/04/2024
Dia da Hungria
celebrado em
Santiago do Cacém
O edifício da Câmara de Santiago do Cacém recebe nesta sexta-feira, 12, a iniciativa "Dias de Hungarikums" (Dia da Hungria), no âmbito do 50º aniversário do restabelecimento das relações diplomáticas entre Portugal e a Hungria.
07h00 - segunda, 08/04/2024
Lagoa de Santo André
aberta ao mar nesta segunda-feira
A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) vai proceder à abertura da Lagoa de Santo André, no concelho de Santiago do Cacém, ao mar nesta segunda-feira, 8, a partir das 16h00.
07h00 - sábado, 06/04/2024
Auditório Municipal
inaugurado este sábado
em Alvalade
O novo Auditório Municipal de Alvalade, no concelho de Santiago do Cacém, é inaugurado neste sábado, 6, numa cerimónia agendada para as 16h30.
07h00 - quinta, 04/04/2024
Recolha de resíduos
porta-a-porta arrancou
em Santiago do Cacém
A Câmara de Santiago do Cacém iniciou, neste mês de abril, um projeto-piloto de separação e recolha porta-a-porta de resíduos domésticos, que abrange 122 habitações da zona histórica da cidade.
07h00 - quinta, 04/04/2024
Prémio Cinco Estrelas para
Milfontes e Zambujeira do Mar
A praia da Zambujeira do Mar e a localidade de Vila Nova de Milfontes, ambas no concelho de Odemira, foram distinguidas na sétima edição do Prémio Cinco Estrelas Regiões, que reconhece os principais ícones regionais, como praias, monumentos, museus, aldeias e vilas ou cozinha tradicional.

Data: 05/04/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial