A Escola Secundária Dr. Manuel Candeias Gonçalves, em Odemira, venceu a edição distrital do programa Parlamento dos Jovens, cuja fase final decorreu, no início deste mês de março, em Beja.
O estabelecimento do Agrupamento de Escolas de Odemira (AEO) foi o mais votado na eleição de deputados do distrito à Assembleia da República, tendo também sido eleito, pela maioria das escolas secundárias participantes, o aluno odemirense José Lima para o cargo de porta-voz do distrito de Beja.
"Esta minha eleição como porta-voz do distrito de Beja na sessão nacional do Parlamento dos Jovens transmite-me muita felicidade e orgulho", diz ao "SW" José Lima, estudante do 11º ano.
"A minha experiência no Parlamento dos Jovens está-me a surpreender pela positiva, está a ser diferente, divertida e, sobretudo, enriquecedora", acrescenta o aluno.
O programa Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República, dirigida aos jovens dos segundo e terceiro ciclos do ensino básico e do ensino secundário, tendo por objetivos "educar para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política" e "dar a conhecer a Assembleia da República, o significado do mandato parlamentar, as regras do debate parlamentar e o processo de decisão do Parlamento, enquanto órgão representativo de todos os cidadãos portugueses".
"Promover o debate democrático, o respeito pela diversidade de opiniões e pelas regras de formação das decisões", "incentivar a reflexão e o debate sobre um tema, definido anualmente" ou "proporcionar a experiência de participação em processos eleitorais" são outras das metas do programa.
Em cada ano letivo, por iniciativa da comissão organizadora do programa Parlamento dos Jovens, é proposto às escolas participantes um tema para que, entrando em contacto com a realidade política do país, os alunos possam envolver-se de forma proativa, constituir e apresentar listas, debater medidas e aprovar um projeto de recomendação.
"O AEO está de parabéns, principalmente pela prestação cívica exemplar dos seus jovens deputados, que se empenharam por representar o projeto de recomendação de todo o distrito, relativo aos valores de Abril na construção de uma Escola plural e participativa, juntamente com os dois deputados eleitos da Escola Secundária de Aljustrel", diz ao "SW" o professor Léandre Cruz Aurélio, coordenador do programa no ensino secundário, que contou com a colaboração do professor Fábio Rodrigues.