07h00 - segunda, 25/03/2024

Secundária de Odemira
vence sessão distrital do
Parlamento dos Jovens

Secundária de Odemira vence sessão distrital do Parlamento dos Jovens

A Escola Secundária Dr. Manuel Candeias Gonçalves, em Odemira, venceu a edição distrital do programa Parlamento dos Jovens, cuja fase final decorreu, no início deste mês de março, em Beja.
O estabelecimento do Agrupamento de Escolas de Odemira (AEO) foi o mais votado na eleição de deputados do distrito à Assembleia da República, tendo também sido eleito, pela maioria das escolas secundárias participantes, o aluno odemirense José Lima para o cargo de porta-voz do distrito de Beja.
"Esta minha eleição como porta-voz do distrito de Beja na sessão nacional do Parlamento dos Jovens transmite-me muita felicidade e orgulho", diz ao "SW" José Lima, estudante do 11º ano.
"A minha experiência no Parlamento dos Jovens está-me a surpreender pela positiva, está a ser diferente, divertida e, sobretudo, enriquecedora", acrescenta o aluno.
O programa Parlamento dos Jovens é uma iniciativa da Assembleia da República, dirigida aos jovens dos segundo e terceiro ciclos do ensino básico e do ensino secundário, tendo por objetivos "educar para a cidadania, estimulando o gosto pela participação cívica e política" e "dar a conhecer a Assembleia da República, o significado do mandato parlamentar, as regras do debate parlamentar e o processo de decisão do Parlamento, enquanto órgão representativo de todos os cidadãos portugueses".
"Promover o debate democrático, o respeito pela diversidade de opiniões e pelas regras de formação das decisões", "incentivar a reflexão e o debate sobre um tema, definido anualmente" ou "proporcionar a experiência de participação em processos eleitorais" são outras das metas do programa.
Em cada ano letivo, por iniciativa da comissão organizadora do programa Parlamento dos Jovens, é proposto às escolas participantes um tema para que, entrando em contacto com a realidade política do país, os alunos possam envolver-se de forma proativa, constituir e apresentar listas, debater medidas e aprovar um projeto de recomendação.
"O AEO está de parabéns, principalmente pela prestação cívica exemplar dos seus jovens deputados, que se empenharam por representar o projeto de recomendação de todo o distrito, relativo aos valores de Abril na construção de uma Escola plural e participativa, juntamente com os dois deputados eleitos da Escola Secundária de Aljustrel", diz ao "SW" o professor Léandre Cruz Aurélio, coordenador do programa no ensino secundário, que contou com a colaboração do professor Fábio Rodrigues.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - segunda, 15/04/2024
Praia de Milfontes
sobe ao quarto lugar
do campeonato
O Praia de Milfontes subiu ao quarto lugar do campeonato distrital da 1ª divisão de Beja, depois de ter ganho na tarde deste domingo, 14, em Aljustrel.
07h00 - sábado, 13/04/2024
Troféu de ciclismo
José Poeira no
concelho de Odemira
O concelho de Odemira recebe neste fim de semana, dias 13 e 14 de abril, a nona edição do Troféu de Ciclismo José Poeira, que engloba duas etapas das taças de Portugal de Juniores e de Paraciclismo.
07h00 - sexta, 12/04/2024
Apreendidos quase
50 quilos de crustáceos
na Costa Vicentina
O Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) apreendeu 49,7 quilos de crustáceos e levantou sete autos de notícia em operações de fiscalização a mariscadores no Parque Natural da Costa Vicentina.
07h00 - terça, 09/04/2024
Património imaterial de Odemira
promovido em curtas-metragens
Promover o património imaterial do concelho de Odemira, através da realização de um conjunto de cinco curtas-metragens de animação, é o grande objetivo do projeto "MIRACONTOS", que a associação Os Piscos está a dinamizar.
07h00 - terça, 09/04/2024
Praia de Milfontes
vai a Albernoa nas
"meias" da Taça
O Praia de Milfontes vai deslocar-se ao campo do FC Albernoense nas meias-finais da Taça do Distrito de Beja, agendadas para as 16h00 de dia 5 de maio (domingo).

Data: 05/04/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial