07h00 - domingo, 07/04/2024

Odemira celebra
centenário da viagem
aérea a Macau

Odemira celebra centenário da viagem aérea a Macau

O centenário da primeira viagem aérea entre Portugal e Macau, protagonizada por Brito Paes, Sarmento de Beires e Manuel Gouveia, vai ser assinalado no concelho de Odemira, numa iniciativa conjunta da Câmara Municipal, da Força Aérea Portuguesa e da Universidade do Porto.
A sessão oficial de abertura das comemorações está agendada para domingo, 7, às 15h30, no Museu do Ar, em Sintra. O programa vai depois prolongar-se até setembro, culminando no concelho de Odemira, de onde era natural o comandante Brito Paes e local de partida da viagem aérea em 1924.
Segundo a Câmara de Odemira, a sessão de abertura das comemorações inclui uma conferência de enquadramento histórico, por Lourenço Henriques-Mateus (da Direção Histórico-Cultural da Força Aérea) e a apresentação do livro De Portugal a Macau – A Viagem do Pátria, de Sarmento de Beires, numa edição bilingue em Português e Mandarim.
A cerimónia integra ainda a inauguração da exposição itinerante "Portugal na aventura de voar. Centenário da Viagem aérea de Portugal a Macau (1924-2024)", seguindo-se uma visita guiada ao Museu do Ar e à Sala dos Pioneiros e, a fechar, a apresentação e degustação de uma edição especial de vinho branco Encosta das Fornalhas, que comemora o centenário da viagem e produzido pela Adega dos Nascedios, no concelho de Odemira.
Paralelamente, será oferecido um Postal Completo de Correios, alusivo ao Centenário da Viagem Aérea Portugal – Macau, de iniciativa dos CTT – Correios de Portugal.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sexta, 24/05/2024
23 praias do Alentejo Litoral com "Qualidade de Ouro"
O Alentejo Litoral vai contar, no verão de 2024, com um total de 23 praias com o galardão de "Qualidade de Ouro", atribuído pela associação ambientalista Quercus para distinguir anualmente a qualidade da água balnear das praias portuguesas, com base na informação pública oficial disponível.
07h00 - terça, 21/05/2024
Comissão de Utentes do Concelho
de Odemira apresenta propostas
A construção "urgente" da nova Extensão de Saúde de Vila Nova de Milfontes e a reabertura da Extensão de Saúde de Luzianes-Gare foram duas das propostas apresentadas pela Comissão de Utentes dos Serviços Públicos do Concelho de Odemira (CUSPCO) no Fórum da Saúde, que se realizou no sábado, 18.
07h00 - terça, 21/05/2024
Iniciativa solidária
em quatro farmácias do
concelho de Odemira
Um total de quatro farmácias do concelho participam, até 29 de maio, na 11ª edição da campanha solidária "Dê Troco a Quem Precisa", que visa ajudar famílias em situação de pobreza a acederem aos medicamentos de que precisam.
07h00 - segunda, 20/05/2024
"Semana Aberta" em
três freguesias de Odemira
A Câmara de Odemira promove, a partir desta segunda-feira, 20, mais uma edição das "Semanas Abertas nas Freguesias", desta vez nas freguesias de Boavista dos Pinheiros, São Salvador e Santa Maria, e São Luís.
07h00 - sábado, 18/05/2024
Políticas e práticas
de saúde no concelho
de Odemira em reflexão
Contribuir "para a reflexão das políticas e práticas de saúde" no concelho é um dos objetivos do Fórum da Saúde de Odemira, que se realiza neste sábado, 18, no salão dos Bombeiros Voluntários.

Data: 17/05/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial