07h00 - terça, 09/04/2024

Património imaterial de Odemira
promovido em curtas-metragens

Património imaterial de Odemira promovido em curtas-metragens

Promover o património imaterial do concelho de Odemira, através da realização de um conjunto de cinco curtas-metragens de animação, é o grande objetivo do projeto "MIRACONTOS", que a associação Os Piscos está a dinamizar.
A iniciativa, financiada pela Câmara Municipal, visa "a difusão do património imaterial" do concelho, ou seja, os contos partilhados pela tradição oral, "passada de boca em boca", que se perdem "com o tempo" por não serem registadas, explicam ao "SW" Catarina Pisco e Mónica Alves, da associação Os Piscos.
"Apesar disso, o Município de Odemira tem feito vários registos destes contos como é o exemplo do livro A Zorra Berradeira e Outras Histórias", e o projeto "MIRACONTOS" pretende, "de certa forma, expandir ainda mais este conhecimento, utilizando esse livro como referência", observam.
Segundo as duas responsáveis, a ideia do projeto surgiu inspirada nos filmes de animação "A Casa", de Enda Walsh, constituído por três curtas em animação stopmotion de diferentes diretores, e "Os Demónios do Meu Avô", criado por Nuno Beato e que celebra a cultura de Barcelos.
"Quando vimos as candidaturas do [programa] 'Odemira Criativa' questionámo-nos se não seria pertinente criar também algo no cinema de animação com essas duas características: uma curta com diversidade artística, de artistas variados, em volta de adaptações de histórias do município que tomem como inspiração o próprio município e celebrem a sua cultura", contam.
Catarina Pisco e Mónica Alves esclarecem que o projeto prevê a criação de um total de cinco pequenas curtas-metragens de animação, com um máximo de dois minutos de duração cada, "que vão constituir uma única curta-metragem".
Uma delas será desenvolvida em conjunto pelo Agrupamento de Escolas de Milfontes e pelo projeto "Juntos Aprendemos" com o grupo amador Teatro das Galderices, enquanto as restantes quatro serão realizadas pelos autores escolhidos através de um concurso, a decorrer até quinta-feira, 11.
"Pareceu-nos uma forma justa para que todos os autores, que quisessem, pudessem participar. Para além disso, dá-nos a possibilidade de conhecer mais artistas que de outra forma não seria possível", justificam Catarina Pisco e Mónica Alves, acrescentando que cada autor escolhido receberá uma remuneração de 700 euros.
O calendário do projeto "MIRACONTOS" prevê que as cinco curtas-metragens de animação estejam concluídas até dia 10 de agosto.
"No final existirá uma exposição com todo o processo de realização da curta e, se possível, a sua projeção. Iremos ainda participar com a curta-metragem final para festivais de animação", concluem Catarina Pisco e Mónica Alves.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sexta, 24/05/2024
23 praias do Alentejo Litoral com "Qualidade de Ouro"
O Alentejo Litoral vai contar, no verão de 2024, com um total de 23 praias com o galardão de "Qualidade de Ouro", atribuído pela associação ambientalista Quercus para distinguir anualmente a qualidade da água balnear das praias portuguesas, com base na informação pública oficial disponível.
07h00 - terça, 21/05/2024
Comissão de Utentes do Concelho
de Odemira apresenta propostas
A construção "urgente" da nova Extensão de Saúde de Vila Nova de Milfontes e a reabertura da Extensão de Saúde de Luzianes-Gare foram duas das propostas apresentadas pela Comissão de Utentes dos Serviços Públicos do Concelho de Odemira (CUSPCO) no Fórum da Saúde, que se realizou no sábado, 18.
07h00 - terça, 21/05/2024
Iniciativa solidária
em quatro farmácias do
concelho de Odemira
Um total de quatro farmácias do concelho participam, até 29 de maio, na 11ª edição da campanha solidária "Dê Troco a Quem Precisa", que visa ajudar famílias em situação de pobreza a acederem aos medicamentos de que precisam.
07h00 - segunda, 20/05/2024
"Semana Aberta" em
três freguesias de Odemira
A Câmara de Odemira promove, a partir desta segunda-feira, 20, mais uma edição das "Semanas Abertas nas Freguesias", desta vez nas freguesias de Boavista dos Pinheiros, São Salvador e Santa Maria, e São Luís.
07h00 - sábado, 18/05/2024
Políticas e práticas
de saúde no concelho
de Odemira em reflexão
Contribuir "para a reflexão das políticas e práticas de saúde" no concelho é um dos objetivos do Fórum da Saúde de Odemira, que se realiza neste sábado, 18, no salão dos Bombeiros Voluntários.

Data: 17/05/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial