Os 130 quilómetros de costa marítima do Alentejo Litoral vão contar, neste ano de 2024, com um total de 28 áreas balneares com Bandeira Azul, símbolo "de qualidade e excelência" que é atribuído anualmente pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE).
Trata-se de uma redução de duas bandeiras azuis face ao verão de 2023, com o concelho de Odemira a manter-se como aquele que regista o maior número de áreas balneares distinguidas, num total de 11.
Neste concelho, a Bandeira Azul a estar hasteada nas praias costeiras de Malhão Norte, Malhão Sul, Franquia, Farol, Furnas-Rio e Furnas-Mar (todas na freguesia de Vila Nova de Milfontes), Almograve Norte e Almograve Sul (Longueira/Almograve), Alteirinhos e Carvalhal (São Teotónio) e na praia fluvial da albufeira de Santa Clara (Santa Clara-a-Velha).
Sem Bandeira Azul fica a praia da Zambujeira do Mar, uma das mais procuradas no concelho de Odemira pelos veraneantes nacionais e pelos turistas estrangeiros. De acordo com o presidente da Associação Bandeira Azul, José Archer, tal deve-se o impacto do festival de verão que decorre na localidade na qualidade da água desta área balnear.
Em Grândola, são também 11 as áreas com Bandeira Azul em 2023: Tróia Mar, Tróia Bico das Lulas, Tróia Galé, Atlântica, Comporta, Carvalhal, Pego, Galé Fontaínhas, Aberta Nova, Melides e Marina de Tróia.
Já em Sines, a Bandeira Azul vai estar hasteada nas praias de São Torpes, da Vieirinha-Vale de Figueiros, Grande de Porto Covo e da Ilha do Pessegueiro. Sem esta distinção relativamente a 2023 ficou a praia Vasco da Gama, em Sines.
Finalmente, no concelho de Santiago do Cacém, a Bandeira Azul volta a estar presente nas praias da Costa de Santo André e da Fonte do Cortiço.
Em 2024 Portugal vai contar um total de 440 praias, marinas e embarcações com Bandeira Azul, mais oito que em 2023, tornando-se o segundo país do mundo com maior número de praias fluviais galardoadas.
Uma praia distinguida com Bandeira Azul obedece a vários critérios, entre os quais a qualidade da água e espaço (ordenamento), segurança e serviços, vigilância e sensibilização das pessoas (educação ambiental).
A cerimónia oficial de hastear da primeira Bandeira Azul em praia costeira vai decorrer na praia da Fontinha, no Porto Santo, na Madeira, no dia 1 de junho.