07h00 - quarta, 15/05/2024

Porto de Sines cresceu 16%
no primeiro trimestre de 2024

Porto de Sines cresceu 16% no primeiro trimestre de 2024

O Porto de Sines encerrou o primeiro trimestre do ano com um crescimento homólogo de 16% face ao mesmo período do ano passado, registando um total de 11,5 milhões de toneladas de carga movimentada nestes três meses.
Em comunicado enviado ao "SW", a Administração dos Portos de Sines e Algarve (APS), um dos maiores contributos para este resultado veio do segmento da carga geral, "onde se inclui a carga contentorizada, que acumulou uma movimentação total de 5,7 milhões de toneladas, correspondendo a um acréscimo de 36%".
"De notar que a carga geral representa já 50% do total movimentado em Porto, sendo o segmento a registar a maior evolução na última década, com um incremento da ordem dos 20%", acrescenta a mesma fonte.
Já no que diz respeito ao número de TEU, medida equivalente a um contentor de 20 pés, o Terminal de Sines "movimentou cerca de 450.000 TEU nos três primeiros meses do ano, o que significou um crescimento homólogo de 28%".
"E se os granéis líquidos mantiveram a performance de 2023, com uma movimentação total a rondar os 5,6 milhões de toneladas, os granéis sólidos começam a dar sinais de recuperação, fruto da diversificação e dinamização de novas cargas movimentadas no Terminal Multipurpose", adianta a APS.
De acordo com a administração portuária, "cargas como o minério de ferro, diferentes cargas de projeto, gesso, ureia ou granulado de madeira têm vindo a contribuir para a recuperação paulatina dos índices de movimentação deste Terminal, fortemente penalizado pelo encerramento das centrais termoelétricas do país".
A APS frisa ainda que com os investimentos "significativos" no Terminal XXI, Multipurpose e de Granéis Líquidos, o Porto de Sines "continua a posicionar-se no panorama mundial como porta de entrada privilegiada na Europa e hub estratégico nos vários segmentos de carga".
A par disso, conclui o comunicado, o porto do Alentejo Litoral está a preparar-se ainda "para a receção e movimentação de novas cargas, nomeadamente no que diz respeito aos novos combustíveis, cumprindo os desígnios das metas estabelecidas no Pacto Ecológico Europeu".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sexta, 24/05/2024
23 praias do Alentejo Litoral com "Qualidade de Ouro"
O Alentejo Litoral vai contar, no verão de 2024, com um total de 23 praias com o galardão de "Qualidade de Ouro", atribuído pela associação ambientalista Quercus para distinguir anualmente a qualidade da água balnear das praias portuguesas, com base na informação pública oficial disponível.
07h00 - terça, 21/05/2024
Comissão de Utentes do Concelho
de Odemira apresenta propostas
A construção "urgente" da nova Extensão de Saúde de Vila Nova de Milfontes e a reabertura da Extensão de Saúde de Luzianes-Gare foram duas das propostas apresentadas pela Comissão de Utentes dos Serviços Públicos do Concelho de Odemira (CUSPCO) no Fórum da Saúde, que se realizou no sábado, 18.
07h00 - terça, 21/05/2024
Iniciativa solidária
em quatro farmácias do
concelho de Odemira
Um total de quatro farmácias do concelho participam, até 29 de maio, na 11ª edição da campanha solidária "Dê Troco a Quem Precisa", que visa ajudar famílias em situação de pobreza a acederem aos medicamentos de que precisam.
07h00 - segunda, 20/05/2024
"Semana Aberta" em
três freguesias de Odemira
A Câmara de Odemira promove, a partir desta segunda-feira, 20, mais uma edição das "Semanas Abertas nas Freguesias", desta vez nas freguesias de Boavista dos Pinheiros, São Salvador e Santa Maria, e São Luís.
07h00 - sábado, 18/05/2024
Políticas e práticas
de saúde no concelho
de Odemira em reflexão
Contribuir "para a reflexão das políticas e práticas de saúde" no concelho é um dos objetivos do Fórum da Saúde de Odemira, que se realiza neste sábado, 18, no salão dos Bombeiros Voluntários.

Data: 17/05/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial