07h00 - quarta, 15/05/2024

Porto de Sines cresceu 16%
no primeiro trimestre de 2024

Porto de Sines cresceu 16% no primeiro trimestre de 2024

O Porto de Sines encerrou o primeiro trimestre do ano com um crescimento homólogo de 16% face ao mesmo período do ano passado, registando um total de 11,5 milhões de toneladas de carga movimentada nestes três meses.
Em comunicado enviado ao "SW", a Administração dos Portos de Sines e Algarve (APS), um dos maiores contributos para este resultado veio do segmento da carga geral, "onde se inclui a carga contentorizada, que acumulou uma movimentação total de 5,7 milhões de toneladas, correspondendo a um acréscimo de 36%".
"De notar que a carga geral representa já 50% do total movimentado em Porto, sendo o segmento a registar a maior evolução na última década, com um incremento da ordem dos 20%", acrescenta a mesma fonte.
Já no que diz respeito ao número de TEU, medida equivalente a um contentor de 20 pés, o Terminal de Sines "movimentou cerca de 450.000 TEU nos três primeiros meses do ano, o que significou um crescimento homólogo de 28%".
"E se os granéis líquidos mantiveram a performance de 2023, com uma movimentação total a rondar os 5,6 milhões de toneladas, os granéis sólidos começam a dar sinais de recuperação, fruto da diversificação e dinamização de novas cargas movimentadas no Terminal Multipurpose", adianta a APS.
De acordo com a administração portuária, "cargas como o minério de ferro, diferentes cargas de projeto, gesso, ureia ou granulado de madeira têm vindo a contribuir para a recuperação paulatina dos índices de movimentação deste Terminal, fortemente penalizado pelo encerramento das centrais termoelétricas do país".
A APS frisa ainda que com os investimentos "significativos" no Terminal XXI, Multipurpose e de Granéis Líquidos, o Porto de Sines "continua a posicionar-se no panorama mundial como porta de entrada privilegiada na Europa e hub estratégico nos vários segmentos de carga".
A par disso, conclui o comunicado, o porto do Alentejo Litoral está a preparar-se ainda "para a receção e movimentação de novas cargas, nomeadamente no que diz respeito aos novos combustíveis, cumprindo os desígnios das metas estabelecidas no Pacto Ecológico Europeu".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - terça, 18/06/2024
FlixBus retoma
ligações de passageiros
ao Litoral Alentejano
A empresa de transporte rodoviário de passageiros FlixBus já retomou as suas loigações regulares aos concelhos do Alentejo Litoral, devido ao arranque do período de férias e por perspetivar um verão "bastante forte" em termos de procura de viagens para este destino.
07h00 - segunda, 17/06/2024
Câmara de Odemira
promove programa de
voluntariado jovem
A Câmara de Odemira tem candidaturas abertas, até ao próximo dia 28, para o Projeto de Voluntariado Jovem – Mexe-te OJovem que pretende promover a cidadania ativa e envolver os jovens durante as férias de verão.
15h00 - sexta, 14/06/2024
Novo Centro da Viola
Campaniça inaugurado em
São Martinho das Amoreiras
O novo Centro de Valorização da Viola Campaniça e Canto de Improviso (CVVCCI) de São Martinho das Amoreiras, no concelho de Odemira, é inaugurado neste sábado, 15, tendo como objetivos a "promoção e valorização da cultura local".
07h00 - sexta, 14/06/2024
Mais habitação em Odemira, Alcácer do Sal e Santiago
As câmaras de Odemira, Alcácer do Sal e Santiago do Cacém assinaram, na terça-feira, 11, contratos com o Governo, visando a aquisição e reabilitação de imóveis, no âmbito do programa "Construir Portugal: Nova Estratégia para a Habitação".
07h00 - sexta, 14/06/2024
Patrícia Serafim e
Daniel Martins vencem
Brisas do Atlântico
Os atletas Daniel Martins e Patrícia Serafim foram os grandes vencedores da edição deste ano da Brisas do Atlântico, prova desportiva multidisciplinar que a Câmara de Odemira organizou, a 10 de junho, entre o Almograve e a Zambujeira do Mar e que contou mais de 1.

Data: 14/06/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial