07h00 - quarta, 15/05/2024

Escolas do concelho
de Odemira no Plano
Nacional das Artes

Escolas do concelho de Odemira no Plano Nacional das Artes

Os alunos dos agrupamentos de escolas de Odemira, Colos, Sabóia e Vila Nova de Milfontes participaram, no passado dia 10 de maio, na CHÃO – Chamada às Artes e Odes/ I Mostra de Escolas Plano Nacional das Artes (PNA) & Amigos de Odemira.
A iniciativa teve início no cineteatro Camacho Costa, passando depois por vários locais da vila, onde alunos, professores e artistas "fincaram" os pés, "caminhando por um conjunto de espaços de encontro e partilha para, através das artes, pensar novas formas de viver a educação, a cultura e o património".
Tratou-se "de um desafio, sustentável e surpreendente, dentro e fora de portas, para dar a conhecer a terra lavrada pelas escolas PNA de mãos dadas com alguns amigos de sementeiras, bem como a aposta todo-o-terreno na imersão em diferentes áreas das artes e da educação", revela ao "SW" fonte oficial do PNA.
O Plano Nacional das Artes é uma iniciativa dos ministérios da Educação e da Cultura, que conta coma colaboração de diversas escolas espalhadas pelo país, entre as quais os agrupamentos de Odemira, Colos, Sabóia e Vila Nova de Milfontes.
A iniciativa tem como objetivos, entre outros, "assegurar a centralidade das artes e do património na formação ao longo da vida", "fomentar a colaboração entre agentes artísticos, a comunidade educativa e outros intervenientes", e "capacitar professores e educadores formais e não formais, artistas e mediadores, desenvolvendo conceitos, práticas e processos artísticos e pedagógicos que promovam a criatividade e o pensamento crítico.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - terça, 18/06/2024
FlixBus retoma
ligações de passageiros
ao Litoral Alentejano
A empresa de transporte rodoviário de passageiros FlixBus já retomou as suas loigações regulares aos concelhos do Alentejo Litoral, devido ao arranque do período de férias e por perspetivar um verão "bastante forte" em termos de procura de viagens para este destino.
07h00 - segunda, 17/06/2024
Câmara de Odemira
promove programa de
voluntariado jovem
A Câmara de Odemira tem candidaturas abertas, até ao próximo dia 28, para o Projeto de Voluntariado Jovem – Mexe-te OJovem que pretende promover a cidadania ativa e envolver os jovens durante as férias de verão.
15h00 - sexta, 14/06/2024
Novo Centro da Viola
Campaniça inaugurado em
São Martinho das Amoreiras
O novo Centro de Valorização da Viola Campaniça e Canto de Improviso (CVVCCI) de São Martinho das Amoreiras, no concelho de Odemira, é inaugurado neste sábado, 15, tendo como objetivos a "promoção e valorização da cultura local".
07h00 - sexta, 14/06/2024
Mais habitação em Odemira, Alcácer do Sal e Santiago
As câmaras de Odemira, Alcácer do Sal e Santiago do Cacém assinaram, na terça-feira, 11, contratos com o Governo, visando a aquisição e reabilitação de imóveis, no âmbito do programa "Construir Portugal: Nova Estratégia para a Habitação".
07h00 - sexta, 14/06/2024
Patrícia Serafim e
Daniel Martins vencem
Brisas do Atlântico
Os atletas Daniel Martins e Patrícia Serafim foram os grandes vencedores da edição deste ano da Brisas do Atlântico, prova desportiva multidisciplinar que a Câmara de Odemira organizou, a 10 de junho, entre o Almograve e a Zambujeira do Mar e que contou mais de 1.

Data: 14/06/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial