Os alunos dos agrupamentos de escolas de Odemira, Colos, Sabóia e Vila Nova de Milfontes participaram, no passado dia 10 de maio, na CHÃO Chamada às Artes e Odes/ I Mostra de Escolas Plano Nacional das Artes (PNA) & Amigos de Odemira.
A iniciativa teve início no cineteatro Camacho Costa, passando depois por vários locais da vila, onde alunos, professores e artistas "fincaram" os pés, "caminhando por um conjunto de espaços de encontro e partilha para, através das artes, pensar novas formas de viver a educação, a cultura e o património".
Tratou-se "de um desafio, sustentável e surpreendente, dentro e fora de portas, para dar a conhecer a terra lavrada pelas escolas PNA de mãos dadas com alguns amigos de sementeiras, bem como a aposta todo-o-terreno na imersão em diferentes áreas das artes e da educação", revela ao "SW" fonte oficial do PNA.
O Plano Nacional das Artes é uma iniciativa dos ministérios da Educação e da Cultura, que conta coma colaboração de diversas escolas espalhadas pelo país, entre as quais os agrupamentos de Odemira, Colos, Sabóia e Vila Nova de Milfontes.
A iniciativa tem como objetivos, entre outros, "assegurar a centralidade das artes e do património na formação ao longo da vida", "fomentar a colaboração entre agentes artísticos, a comunidade educativa e outros intervenientes", e "capacitar professores e educadores formais e não formais, artistas e mediadores, desenvolvendo conceitos, práticas e processos artísticos e pedagógicos que promovam a criatividade e o pensamento crítico.