Depois de décadas a transformar cereais em farinha, a Moagem de Sabóia vai agora "albergar" novas iniciativas empresarias que se queiram instalar nesta localidade do interior do concelho de Odemira. A Incubadora de Empresas da Moagem de Sabóia vai ser inaugurada nesta sexta-feira, 17, após um investimento da Câmara de Odemira avaliado em cerca de 900 mil euros e que contou com financiamento comunitário, através do programa operacional Alentejo 2020.
Segundo adianta fonte da autarquia ao "SW", "o apoio ao espírito empreendedor para a diversificação e competitividade do tecido empresarial e para o desenvolvimento do concelho continua a ser uma das prioridades do município".
Nesse sentido, a Câmara Municipal decidiu colocar um dos espaços da antiga Moagem de Sabóia "à disposição da iniciativa empresarial, através da sua reconversão numa nova infraestrutura de incubação de empresas".
A Incubadora da Moagem de Sabóia pretende, deste modo, "impulsionar o empreendedorismo e a inovação no concelho de Odemira, criando condições para a fixação de jovens empreendedores e jovens empresas no território e contribuindo para a dinamização do tecido empresarial".
Para tal, as instalações estão equipadas com vários gabinetes, salas de reunião e espaço de coworking, "disponibilizando um ambiente empresarial adequado aos empreendedores na gestão e no desenvolvimento dos seus negócios".
O novo espaço oferece ainda acesso a serviços de apoio, "como mentoria, consultoria e formação, para o sucesso na fase inicial da atividade das empresas instaladas", explica a Câmara de Odemira.
Para assinalar a abertura da Incubadora de Empresas da Moagem de Sabóia, a Câmara de Odemira promove ao longo desta sexta-feira, 17, um momento dedicado às dinâmicas de um ecossistema empreendedor, que arranca pelas 10h30 e contará com a presença do presidente da autarquia, Hélder Guerreiro.
Depois da sessão de abertura, às 11h15, terá lugar uma palestra com representantes do IAPMEI Agência para a Competitividade e Inovação, da Associação Startup Portugal, da Associação Nacional de Jovens Empresários e do NERAL Núcleo Empresarial da Região do Alentejo Litoral.
De tarde, pelas 15h00, serão assinados memorados de entendimento entre o município e diversas entidades ligadas ao empreendedorismo, casos da Startup Portugal e da ANJE. Às 16h00 é inaugurada a exposição "Moagem de Sabóia", da autoria do atelier José Adrião Arquiteto, seguindo-se um "Medronho de Honra", visitas guiadas ao novo espaço, animação musical e um lanche aberto à população.