07h00 - sexta, 17/05/2024

Semana da Reabilitação
Urbana em Odemira

Semana da Reabilitação Urbana em Odemira

A Câmara de Odemira promove, a partir desta sexta-feira, 17, a Semana da Reabilitação Urbana, dinamizada no âmbito do programa Odemira Reabilita – Programa de Incentivos à Reabilitação Urbana, que agrupa um conjunto de incentivos à reabilitação do património edificado.
A iniciativa prolonga-se até à próxima sexta-feira, 24, contando no programa com exposições, apresentação de projetos, debates e a cerimónia de entrega do Prémio de Reabilitação Urbana do Município de Odemira (PRUMO).
A Semana da Reabilitação Urbana de Odemira arranca nesta sexta-feira, 17, pelas 16h00, no edifício da Moagem de Sabóia, com a inauguração de uma exposição sobre o projeto de recuperação deste espaço, da autoria da equipa José Adrião Arquitetos.
Um dos grandes destaques da iniciativa será o colóquio "Odemira Reabilita 2024", que se realiza no sábado, 18, assente nos temas "Regenerar", "Reinventar" e "Revelar". A iniciativa vai decorrer no auditório do edifício do ICNF em Odemira, arrancando pelas 10h00, com a presença do autarca Hélder Guerreiro na sessão de abertura.
Durante a manhã estão previstas as apresentações dos projetos de requalificação do núcleo antigo de São Teotónio e do parque ribeirinho, pela equipa de projetistas INPLENITUS, e das operações de reabilitação urbana em Odemira e São Teotónio, pela TERRAFORMA.
Segue-se uma sessão sobre alojamento local e a regeneração do centro histórico de Faro, pelo geógrafo Davide Alpestana. Este geógrafo participa depois no debate "A rua como produção de sociedade", moderado pelo vereador Pedro Ramos e que terá ainda as participações do arquiteto Vítor Matos e do engenheiro João Belard Correia.
O colóquio segue durante a tarde, a partir das 14h00, com a cerimónia de entrega dos prémios do PRUMO e a apresentação dos projetos premiados. Depois serão apresentados os projetos da Moagem de Sabóia e da Olaria Municipal de Odemira.
A fechar, terá lugar o debate "Memória e Reinvenção", moderado pela presidente da Secção Regional do Alentejo da Ordem dos Arquitetos (SRAOA), Cláudia Gaspar, e que terá como intervenientes os arquitetos José Adrião, Pedro de Oliveira, Inês Regato e Daniel Pinho.
Também no sábado, mas no Espaço CRIAR, em Odemira, será inaugurada às 18h00 a exposição "Odemira Reabilita 2024", que inclui os projetos candidatos ao PRUMO, uma mostra da SRAOA, e os projetos da Olaria Municipal de Odemira e do CEDI SW. A fechar o dia, haverá música no terraço do Espaço CRIAR, com Matheus Alcântara.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - quarta, 19/06/2024
Dia do Porto de
Sines com atividades
para a comunidade
O Porto de Sines vai estar de portas abertas nesta quarta-feira, 19, com um programa que inclui passeios marítimos, visita ao Laboratório de Ciências do Mar, batismos de stand up paddle, mergulho e street basket.
07h00 - terça, 18/06/2024
'Layoff' na Indorama
em Sines renovado
por mais seis meses
O Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias Transformadoras, Energia e Atividades do Ambiente do Sul (SITE-Sul) está preocupado com a situação dos trabalhadores da fábrica de Sines da Indorama Ventures, que renovou o layoff por mais seis meses.
07h00 - quinta, 13/06/2024
Arraiais populares
vão "encher" centro
da cidade de Sines
Recuperar "a tradição" dos arraiais comemorativos dos santos populares é o grande objetivo da feira "Arraial Popular", que a Câmara de Sines promove a partir desta quinta-feira, 13, no castelo e nas ruas do centro histórico da cidade.
07h00 - quarta, 12/06/2024
Rede de oleões
renovada no
concelho de Sines
A empresa intermunicipal Ambilital procedeu, no início do ano, à substituição dos 12 recipientes de recolha de óleos alimentares usados (oleões) existentes na via pública em Sines e Porto Covo.
07h00 - terça, 11/06/2024
Concessão do
Porto de Recreio de
Sines em concurso
A Administração dos Portos de Sines e do Algarve (APS) tem a decorrer, até 22 de junho, o concurso público para a concessão do Porto de Recreio de Sines, por um período de 20 anos, renovável por dois períodos adicionais de cinco anos.

Data: 14/06/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial