07h00 - terça, 04/06/2024

Nova cooperativa apoia
criadores da raça Garvonesa

Nova cooperativa apoia criadores da raça Garvonesa

Uma nova cooperativa acaba de ser criada em São Martinho das Amoreiras, no concelho de Odemira, para apoiar os criadores da raça bovina Garvonesa na produção e comercialização dos seus efetivos pecuários.
A Farrusca – Cooperativa de Criadores de Bovinos da Raça Garvonesa ou Chamusca arrancou com 22 associados, todos criadores, tendo como metas melhorar as condições de mercado, estabelecer parcerias para criação de um centro de testagem e obter as necessárias certificações para a comercialização da carne desta raça.
Esta cooperativa pretende "dar resposta a uma necessidade dos criadores, que têm feito um grande esforço e muito 'amor à camisola' para conseguirem sobreviver com a raça", explica ao "SW" o presidente da Farrusca, António Aires.
A nova cooperativa acabou por nascer do trabalho que a Associação de Agricultores do Campo Branco (AACB), com sede em Castro Verde (Beja) e que gere o livro genealógico da raça, tem feito em prol da sua preservação.
Foram as inúmeras "burocracias existentes, sobretudo, nos processos de pedido de denominação de origem e de certificação", que levaram os criadores a avançar com a criação da nova organização, explica António Aires, que é também presidente da AACB.
Através da Farrusca, o objetivo dos criadores "é divulgar, preservar a raça e aumentar o efetivo reprodutor". Em simultâneo, continua, a cooperativa pretende vir a "certificar todos os processos" associados à pecuária em extensivo, "onde prevalece o bem-estar animal, para dar uma garantia de qualidade ao consumidor".
António Aires acrescenta que a escolha de São Martinho das Amoreiras para sediar a nova cooperativa deveu-se ao facto de a localidade se encontrar naquele que é considerado o "solar da raça".
A raça bovina Garvonesa, outrora conhecida como chamusca, predomina nas "zonas de transição" entre as planícies do sul e a serra algarvia, tendo o seu nome associado à feira de Garvão, freguesia do concelho de Ourique.
A raça chegou a estar em risco de extinção na viragem do século, mas um projeto de preservação e reabilitação promovido pela AACB, em parceria com o Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina, permitiu a sua recuperação.
Atualmente, a raça, inserida no programa "Manutenção de Raças Autóctones", conta um atualmente efetivo adulto "de cerca de 700 fêmeas e 30 adultos", instalado em explorações nos distritos de Beja, Évora e Setúbal, revela António Aires.
A criação da Farrusca surge cerca de um ano depois da parceria estabelecida entre a AACB e a empresa PEC Nordeste, através da plataforma digital "Carnes da Montanha", com o apoio da Câmara de Ourique, para a comercialização da carne desta raça.
"Para a região e para os produtores esta parceria foi importante", afiança António Aires, adiantando que o projeto já permitiu um volume de negócios de "cerca de 100 mil euros".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - terça, 18/06/2024
FlixBus retoma
ligações de passageiros
ao Litoral Alentejano
A empresa de transporte rodoviário de passageiros FlixBus já retomou as suas loigações regulares aos concelhos do Alentejo Litoral, devido ao arranque do período de férias e por perspetivar um verão "bastante forte" em termos de procura de viagens para este destino.
07h00 - segunda, 17/06/2024
Câmara de Odemira
promove programa de
voluntariado jovem
A Câmara de Odemira tem candidaturas abertas, até ao próximo dia 28, para o Projeto de Voluntariado Jovem – Mexe-te OJovem que pretende promover a cidadania ativa e envolver os jovens durante as férias de verão.
15h00 - sexta, 14/06/2024
Novo Centro da Viola
Campaniça inaugurado em
São Martinho das Amoreiras
O novo Centro de Valorização da Viola Campaniça e Canto de Improviso (CVVCCI) de São Martinho das Amoreiras, no concelho de Odemira, é inaugurado neste sábado, 15, tendo como objetivos a "promoção e valorização da cultura local".
07h00 - sexta, 14/06/2024
Mais habitação em Odemira, Alcácer do Sal e Santiago
As câmaras de Odemira, Alcácer do Sal e Santiago do Cacém assinaram, na terça-feira, 11, contratos com o Governo, visando a aquisição e reabilitação de imóveis, no âmbito do programa "Construir Portugal: Nova Estratégia para a Habitação".
07h00 - sexta, 14/06/2024
Patrícia Serafim e
Daniel Martins vencem
Brisas do Atlântico
Os atletas Daniel Martins e Patrícia Serafim foram os grandes vencedores da edição deste ano da Brisas do Atlântico, prova desportiva multidisciplinar que a Câmara de Odemira organizou, a 10 de junho, entre o Almograve e a Zambujeira do Mar e que contou mais de 1.

Data: 14/06/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial