15h00 - sexta, 14/06/2024

Novo Centro da Viola
Campaniça inaugurado em
São Martinho das Amoreiras

Novo Centro da Viola Campaniça inaugurado em São Martinho das Amoreiras

O novo Centro de Valorização da Viola Campaniça e Canto de Improviso (CVVCCI) de São Martinho das Amoreiras, no concelho de Odemira, é inaugurado neste sábado, 15, tendo como objetivos a "promoção e valorização da cultura local".
Segundo a Câmara de Odemira, trata-se de um investimento municipal avaliado em cerca de 288 mil euros, que contou com apoio de fundos comunitários.
"O novo equipamento é uma aposta do Município de Odemira na promoção e valorização da cultura local, contribuindo para o desenvolvimento económico e social da região", refere a autarquia.
A mesma fonte acrescenta que "o espaço reveste-se de importância decisiva na estratégia municipal de manter e valorizar o património imaterial, sendo crucial e decisivo na identidade cultural local e no fortalecer do sentido de comunidade".
Nesse âmbito, e "com o objetivo de contemplar as vertentes de ensino e investigação, pretende-se que a sede do CVVCCI seja um espaço cultural ao serviço da comunidade", contando com uma área de exposições, a recriação de taberna típica e um pátio que permitirá a realização de atividades ao ar livre.
O projeto inclui também um programa formativo regular para crianças e adultos, "que tem vindo a ser desenvolvido nas escolas do interior do concelho e em vários espaços na aldeia de São Martinho das Amoreiras".
O Centro de Valorização da Viola Campaniça e do Cante de Improviso resulta de um consórcio entre a Câmara de Odemira, Junta de Freguesia de São Martinho das Amoreiras, Casa do Povo de São Martinho das Amoreiras e Associação para o Desenvolvimento de Amoreiras-Gare.
A cerimónia de inauguração está agendada para as 17h30 e contará com a presença dos presidentes da Câmara de Odemira, Hélder Guerreiro, e da Junta de Freguesia de São Martinho das Amoreiras, Nuno Duarte, além de tocadores, cantadores, mestres, alunos e professores.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sexta, 19/07/2024
FACECO, a grande festa do concelho de Odemira!
A grande festa do concelho de Odemira está a chegar! É já na próxima sexta-feira, 19 de julho, que o Parque de Feiras de São Teotónio recebe a 32ª edição da FACECO – Feira das Atividades Culturais e Económicas do Concelho de Odemira, organizada pela Câmara Municipal para destacar os setores da pecuária, da agricultura, do turismo e do artesanato.
07h00 - sexta, 19/07/2024
GNR fiscalizou
cidadãos estrangeiros
no concelho de Odemira
A Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras (UCCF) da GNR detetou, na terça-feira, 16, um total de 66 infrações durante uma operação de fiscalização de cidadãos estrangeiros no concelho de Odemira.
07h00 - quarta, 17/07/2024
Câmara de Odemira reabilita
quatro casas em Amoreiras-Gare
A Câmara de Odemira iniciou, neste mês de julho, obras de reabilitação de quatro casas na localidade de Amoreiras-Gare, num investimento no âmbito da Estratégia Local de Habitação avaliado em cerca de 373 mil euros.
07h00 - terça, 16/07/2024
Cinco feridos
em colisão no
concelho de Odemira
Cinco feridos, um dos quais em estado grave, foi o resultado de uma colisão ocorrida nesta segunda-feira, 15, entre dois veículos ligeiros, em Odemira.
07h00 - terça, 16/07/2024
Câmara de Odemira
entrega kit de redutores
de caudal de água
A Câmara de Odemira está a disponibilizar kits de redutores de caudal de água aos munícipes, numa iniciativa que conta com o apoio do Fundo Ambiental.

Data: 12/07/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial