07h00 - sexta, 19/07/2024

Volta ao mundo
pelo palco em
Porto Covo e Sines

Volta ao mundo pelo palco em Porto Covo e Sines

Um total de 43 concertos de artistas de quatro continentes marcam o programa de mais uma edição do Festival Músicas do Mundo (FMM) de Sines, que decorre na cidade e também em Porto Covo a partir deste sábado, 20. Organizado desde 1999 pela Câmara de Sines, o FMM promete voltar a ser este ano uma verdadeira "volta ao mundo", através da música e apresentando uma programação "universalista" e com propostas para todos os gostos.
Os primeiros três dias de festival, de 20 a 22 de julho, serão em Porto Covo, sempre a partir das 21h30, sendo que na primeira noite passam pelo palco montado no Largo Marquês de Pombal o português Duarte, o maliano Samba Touré e a brasileira Lívia Matos.
Na noite seguinte cantam La Muchacha & El Proprio Junte (Colômbia), Siti & The Band (Zanzibar/Tanzânia) e la Chiva Gantiva (Colômbia/Bélgica), enquanto a 22 de julho será a vez de Três Tristes Tigres (Portugal), Melingo (Argentina) e Dungen (Suécia).
A partir de 23 de julho o FMM "muda-se" para a cidade de Sines, onde os principais concertos terão lugar no castelo. É por lá que vão atuar, na primeira noite, a Orquestra Locomotiva com Joni Schwalbach e Vasco Martins (Portugal/Moçambique/Cabo Verde).
A 24 de julho sobem ao palco do castelo José Manuel David (Portugal), Salvador Sobral (Portugal), Margareth Menezes (Brasil), Saigon Soul Revival (Vietname) e Mezerg (França), ao passo que na noite seguinte será a vez de Momo (Brasil/Reino Unido), Ile (Porto Rico), Orchestre tout Puissant Marcel Duchamp (Suíça), Dam (Palestina) e Gyedu-Blay Ambolley & His Sekondi Band (Gana).
Cara de Espelho (Portugal), Mademoiselle (França/Argélia), Fattú Djakité (Guiné Bissau/Cabo Verde), Mestizo (Reuni Unido/Colômbia) e Groundation (EUA/Jamaica) são as propostas para a noite de 26 de julho.
O FMM termina no dia 27 de julho, com os concertos no castelo do português JP Simões, que vai interpretar temas de José Mário Branco, de Mayra Andrade (Cabo Verde), de Eliades Ochoa (Cuba), de Adédèjì (Nigéria) e de Son Rompe Pera (México).
Além do castelo, também o pátio do Centro de Artes vai receber, pelas 16h30, os espetáculos dos espanhóis Caamaño & Ameixeiras (dia 25), dos franceses Red (26) e da palestiniana Haya Zaatry (dia 27).
As noites do FMM vão prolongar-se até ao "raiar" do sol, na Avenida Vasco da Gama, onde a partir das 2h15 terão lugar os concertos de Florence Adooni & Band (Gana) e La Delio Valdez (Argentina) a 24 de julho, e de Prétu – Xei di Cor (Portugal/Cabo Verde) e Ferro Gaita (Cabo Verde) na noite seguinte.
Na madrugada de 26 de julho será a vez de Ana Frango Elétrico (Brasil), de Komodrag & The Mounodor (França) e de Sofiane Saidi (Argélia) e, na última noite, de Avalanche Kaito (Bélgica/Burkina Faso), Moticoma (Moçambique) e Rizan Said (Síria).
A par dos concertos, o FMM de Sines volta a oferecer em 2024 um programa de iniciativas paralelas, com exposições, espetáculos de dança, sessões de contos, debates, animação de rua, atividades desportivas e uma Feira do Disco, do Livro e do Cartaz.
O festival conta ainda com ateliers para crianças com alguns artistas, assim como visitas aos bastidores do castelo, espetáculos para bebés e oficinas.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - segunda, 17/03/2025
Câmara de Odemira
promove voluntariado
internacional
A Câmara de Odemira tem abertas, até 15 de abril, as candidaturas para um programa que permitirá aos jovens do concelho viver dois meses no exterior e participar em projetos de voluntariado, em cooperação com o Corpo Europeu de Solidariedade.
12h17 - sexta, 14/03/2025
Apelo para restringir uso de água em algumas zonas do concelho de Odemira
A Câmara de Odemira e a empresa Águas Públicas do Alentejo (AgdA) apelam à população restringir a utilização de água para beber e cozinhar, devido a possíveis riscos indiretos para a saúde.
07h00 - sexta, 14/03/2025
Vozes Femininas
de Amoreiras-Gare
celebram aniversário
O Grupo Coral Vozes Femininas de Amoreiras-Gare, do concelho de Odemira, assinala neste sábado, 15, o seu 27º aniversário, com uma tarde de cante alentejano nesta aldeia da freguesia de São Martinho das Amoreiras.
07h00 - quarta, 12/03/2025
Odemira vai receber Encontro
de Estações Náuticas em abril
O concelho de Odemira vai receber a quarta edição do Encontro da Rede de Estações Náuticas de Portugal, organizado pela Fórum Oceano – Associação da Economia do Mar e que está agendado para os dias 3 e 4 de abril.
07h00 - quarta, 12/03/2025
Empresa 2BForest
tem novas instalações
em Sabóia
A empresa 2BForest inaugura nesta quarta-feira, 12, pelas 17h00, o seu novo escritório na Moagem de Sabóia – Incubadora de Empresas.

Data: 07/03/2025
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial