07h00 - terça, 23/07/2024

Autarcas do Alentejo Litoral
contra cortes às ONG
que apoiam migrantes

Autarcas do Alentejo Litoral contra cortes às ONG que apoiam migrantes

O corte no financiamento das organizações que apoiam cidadãos migrantes nos cinco concelhos do Alentejo Litoral está a ser contestado pelos autarcas da região, que se queixam de discriminação do poder central.
De acordo com comunicado da Comunidade Intermunicipal do Alentejo Litoral (CIMAL), o território "está a ser discriminado" pelo poder central em matéria de apoio aos imigrantes.
Em causa estão várias organizações não-governamentais (ONG´s) do Alentejo Litoral que "vinham fazendo um trabalho excecional" com os imigrantes, através do Fundo para o Asilo, a Migração e a Integração (FAMI), que foi cortado em abril deste ano.
Estas "ONG´s do Alentejo Litoral viram o FAMI cortar-lhes o financiamento", denuncia a CIMAL, cujos autarcas reuniram, na passada semana, com a secretária de Estado da Ação Social e da Inclusão, Clara Marques Mendes.
No comunicado, são apontados casos como o da Associação para o Desenvolvimento do Torrão, que desenvolve a atividade nos concelhos de Grândola e Alcácer do Sal, e da Associação Cabo-verdiana de Sines e Santiago do Cacém, que viram os financiamentos interrompidos.
"Também o concelho de Odemira, com a maior comunidade de imigrantes do Litoral Alentejano, está nesta altura sem qualquer financiamento governamental para apoiar a vasta comunidade de estrangeiros residentes na região", lê-se na mesma nota.


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - segunda, 13/01/2025
Câmara de Grândola requalifica
Estrada da Silha do Pascoal
A Câmara de Grândola inicia nesta segunda-feira, 13, as obras de requalificação da Estrada da Silha do Pascoal, assi, como de um troço da Rua Cesário Verde, num investimento total de 1,4 milhões de euros.
07h00 - sexta, 27/12/2024
Passes rodoviários no Alentejo
Litoral custam 20 euros em 2025
As viagens entre os cinco concelhos do Alentejo Litoral e para Setúbal e Lisboa vão passar a custar 20 euros, a partir de 2025, com a redução para metade do preço máximo dos passes.
07h00 - quinta, 26/12/2024
Alentejo 2030 apoia
empreendedorismo
no Alentejo Litoral
O programa regional Alentejo 2030 abriu candidaturas para um aviso de concurso destinado a apoiar projetos de empreendedorismo que promovam a criação de emprego e microempresas no litoral alentejano, com 1,5 milhões de euros de dotação.
07h00 - terça, 24/12/2024
GNR apreendeu
1.040 quilos de
amêijoa-japonesa
A GNR apreendeu no sábado, 21, no concelho de Grândola, um total de 1040 quilos de amêijoa-japonesa no interior de um veículo que transportava os bivalves sem documento de registo.
07h00 - sexta, 13/12/2024
Observatório para
Transição Justa do Alentejo
Litoral iniciou trabalhos
O conselho permanente do Observatório para uma Transição Justa do Alentejo Litoral (OTJLA) iniciou, no passado mês de novembro, o seu trabalho, reunindo representantes de diversas entidades regionais e nacionais.

Data: 10/01/2025
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial