Um grupo de voluntários vai recuperar quatro habitações em mau estado no concelho de Santiago do Cacém, numa parceria que junta a Câmara Municipal, a Fundação GALP e a associação Just a Change.
A iniciativa, que visa apoiar famílias vulneráveis residentes no concelho, através da recuperação de habitações que se encontrem em mau estado de conservação, arrancou esta semana nas freguesias de Cercal do Alentejo, São Domingos e Vale de Água, e Santo André, tendo a duração de 15 dias.
Segundo a autarquia, a equipa da Just a Change irá intervir nas habitações de quatro famílias previamente sinalizadas pelos seus serviços sociais, "que se encontram em situação de vulnerabilidade económica, social, habitacional ou de saúde".
Este projeto de voluntariado tem um orçamento geral de cerca de 63 mil euros, dos quais a Câmara Municipal assume 13 mil euros, destinados a comparticipar despesas de deslocação e alimentação, entre outros custos.
Por sua vez, a Just a Change assume os restantes 50 mil euros, destinados à aquisição e transporte de materiais, mão-de-obra técnica, gestão de projeto, deslocações e alimentação dos voluntários.
Já a Fundação GALP, como investidora social da Just a Change, compromete-se, entre outras ações, a promover o voluntariado de colaboradores da petrolífera nas atividades da organização e a diligenciar, junto do grupo, a instalação gratuita de equipamentos energéticos nas casas reabilitadas.