07h00 - terça, 27/08/2024

PCP critica "marcar
passo" da região nas
acessibilidades

PCP critica "marcar passo" da região nas acessibilidades

O PCP considera considera que o distrito de Beja "continua a marcar passo em termos de acessibilidades", criticando os governos de PS, PSD e CDS-PP de apenas avançarem com promessas que "não saem do papel".
Em comunicado, a Direção da Organização Regional de Beja (DORBE) do PCP sustenta que "são anúncios atrás de anúncios, qual milagre de multiplicação dos euros, mas sem que os investimentos se concretizem".
"Ou então estamos perante intervenções de maquilhagem que não correspondem ao que a região necessita", continuam os comunistas, para quem "as opções tomadas estão em linha com os interesses económicos dominantes".
"E neste sentido o distrito de Beja continua a marcar passo em termos de acessibilidades, seja na rodovia ou na ferrovia e o aeroporto de Beja continua sem o devido aproveitamento", sustentam.
Para o PCP, "a conservação de estradas deve ser uma preocupação constante dos responsáveis", mas a região necessita "mais do que mera conservação".
Nesse âmbito, a DORBE "reclama mais uma vez que se avance de forma decisiva com a construção do IP8 entre Sines e Vila Verde de Ficalho com perfil de autoestrada (quatro vias mas sem portagem), incluindo ligação ao aeroporto".
"A conclusão da qualificação de todo o IP2 em toda a sua extensão, a beneficiação geral das estradas numa perspetiva de malha que permita o acesso entre todas as localidades e vias estruturantes de ligação aos principais centros e ao exterior, a par de uma rede de transportes públicos que dê resposta aos movimentos pendulares existentes e às possibilidades de desenvolvimento" são igualmente exigidas pelo PCP.
No comunicado, os comunistas afirmam ainda que se impõe também "que o Governo disponibilize aos municípios um instrumento de financiamento para a qualificação das estradas e caminhos municipais".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - terça, 15/04/2025
Câmara de Santiago
promove concurso
de fotografia
A Câmara de Santiago do Cacém tem abertas, até 31 de julho, as inscrições para a 9ª edição do concurso de fotografia "Num instante… Um novo olhar", que incentiva "à captura de imagens originais que a riqueza cultural e natural" do concelho.
07h00 - quinta, 03/04/2025
Novo espaço para
jovens na Biblioteca
de Santo André
A Biblioteca Municipal de Vila Nova de Santo André, no concelho de Santiago do Cacém, conta desde março com um novo espaço, "pensado especialmente para os mais jovens".
07h00 - terça, 01/04/2025
Bibliotecas escolares
de Santiago do Cacém
com mais livros
A Câmara de Santiago do Cacém ofereceu livros às bibliotecas escolares dos quatro agrupamentos do concelho, com o objetivo de "promover a leitura" entre os alunos, num investimento total de 8.
07h00 - quinta, 20/03/2025
Voluntários vão
reabilitar casas em
Santiago do Cacém
As habitações de oito agregados familiares carenciados de Santiago do Cacém vão ser reabilitados por um grupo de voluntários, no âmbito de uma parceria da Câmara Municipal com a associação Just a Change e a Fundação GALP.
11h49 - sexta, 14/03/2025
PSD também vai apoiar candidatura
independente em Santiago
O PSD também não vai apresentar uma candidatura própria aos órgãos autárquicos do concelho de Santiago do Cacém nas eleições deste ano, optando por apoiar o movimento Somos Todos Cidadãos (STC), que tem Bruno Pereira como cabeça de lista à Câmara Municipal.

Data: 17/04/2025
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial