07h00 - segunda, 04/11/2024

Repsol avança com novo
eletrolisador em Sines

Repsol avança com novo eletrolisador em Sines

A petrolífera espanhola Repsol vai avançar com a construção de um novo eletrolisador em Sines, associado ao projeto de expansão, avaliado em mais de 650 milhões de euros, que a empresa tem em curso no Complexo Industrial da cidade.
Segundo adiantou o diário digital "ECO", na origem desta decisão da Repsol está o facto de o Governo espanhol, liderado pelo socialista Pedro Sanchéz, ter aprovado uma legislação que determina a cobrança, em permanência, de um imposto extraordinário sobre as energéticas e o setor bancário.
Esta medida, contestada pela empresa, levou a Repsol a anunciar a suspensão de todos os investimentos de hidrogénio previstos em Espanha e avançar com a construção, no primeiro semestre de 2025, de um novo eletrolisador em Sines, que deverá entrar em funcionamento no início do ano seguinte.
"Confirmamos que todos os projetos de hidrogénio verde foram suspensos em Espanha. O único projeto que irá avançar conforme planeado é um eletrolisador em Portugal ligado à expansão do Complexo Industrial de Sines", confirma a Repsol em resposta ditada pelo "ECO".
A mesta fonte acrescenta que o projeto terá uma capacidade de produção equivalente a quatro megawatts (MW) de consumo de eletricidade e uma capacidade de produção de hidrogénio de cerca de 600 toneladas por ano.
De acordo com a Repsol, o eletrolisador "servirá para gerar oportunidades de comercialização" assim que as necessidades do complexo industrial de Sines tiverem sido "satisfeitas".
Também citado pelo jornal "ECO", o ministro da Economia, Pedro Reis, reconhece que "o investimento espanhol é muitíssimo bem-vindo a Portugal".
"É muitíssimo estruturante e já está em Portugal", acrescenta o governante, reforçando: "Todo o investimento externo é importante para nós e, por maioria de razão, o espanhol é particularmente próximo, interessante e complementar".


COMENTÁRIOS

* O endereço de email não será publicado

07h00 - sexta, 06/12/2024
Rastreio do
cancro da mama
em Sines
O Núcleo Regional do Sul da Liga Portuguesa Contra o Cancro inicia nesta sexta-feira, 6, uma ação de rastreio do cancro da mama no concelho de Sines.
07h00 - terça, 03/12/2024
PSD candidata
Miguel Vaz à
Câmara de Sines
O empresário Miguel Vaz, de 60 anos, vai ser o candidato do PSD à liderança da Câmara Municipal de Sines nas eleições Autárquicas agendadas para o próximo ano de 2025.
07h00 - sexta, 29/11/2024
Artes e sabores
promovem Porto Covo
Mostrar "o muito que Porto Covo tem para oferecer" fora da época alta é o grande objetivo da iniciativa "Sabor a Porto Covo 2024", que decorre no próximo fim de semana, entre os dias 29 de novembro e 1 de dezembro, conciliando "sabores, arte e autenticidade".
07h00 - terça, 26/11/2024
Recurso em tribunal
por abate de sobreiros
em Morgavel
O movimento que contesta o abate de sobreiros para a construção de um parque eólico em Morgavel, no concelho de Sines, recorreu para o Tribunal Central Administrativo Sul de uma providência cautelar considerada nula.
07h00 - sexta, 22/11/2024
Sines celebra feriado municipal até domingo
O concerto de Mariza, na noite de domingo, 24, pelas 21h30, é o grande destaque do programa das comemorações do Dia do Município de Sines, que assinala este ano o 662º aniversário da sua fundação pelo rei D.

Data: 06/12/2024
Edição n.º:

Contactos - Publicidade - Estatuto Editorial