O presidente da organização de produtores do setor das frutas e legumes Lusomorango, com sede em São Teotónio, defende que a interligação Alqueva-Santa Clara-Odelouca é a melhor solução "para resolver a disponibilidade de água" na região.
Segundo Löic Oliveira, esta "é a solução que apresenta melhor capacidade para resolver a disponibilidade de água para todas as atividades económicas desta região, seja a indústria, o turismo e a agricultura, mas também para garantir água para consumo humano hoje e no futuro".
"Sem água pode haver território, mas não há oportunidades e futuro para as pessoas", acrescentou o gestor na abertura do o encontro "Água ao Serviço do Futuro".
Além da interligação entre Alqueva e as barragens alentejana e algarvia, o presidente da Lusomorango considerou ser "vital uma modernização dos perímetros de rega do Mira e de Alvor, alguns deles com projetos aprovados e que apenas precisam de execução".
"Não podemos continuar a perder mais de 40% da água que é distribuída, água que se perde sem ter qualquer uso, água que se perde antes de chegar onde é realmente necessária", reforçou.