O concerto de Mariza, na noite de domingo, 24, pelas 21h30, é o grande destaque do programa das comemorações do Dia do Município de Sines, que assinala este ano o 662º aniversário da sua fundação pelo rei D. Pedro I, a 24 de novembro de 1362.
As comemorações, organizadas pela Câmara Municipal, arrancam nesta sexta-feira, 22, pelas 15h00, com a apresentação do livro A maldição de Nzambi, de Francisco do Ó Pacheco, no Centro de Artes da cidade.
Para sábado, 23, está prevista para a Sonega, a partir das 10h30, uma ação de sensibilização sobre suporte básico de vida, a cargo da associação Resgate, enquanto que de tarde o Centro de Artes de Sines recebe a apresentação da obra "Projeto Sines", de Maria Fernanda Rollo e Pedro Serra (15h00), e a inauguração da exposição "No Lugar de Porto Covo Artistas da Terra", com trabalhos de oito criadores com ligações a esta freguesia (17h00).
O Dia do Município de Sines é assinalado no domingo, 24, com as cerimónias a arrancarem pelas 10h00 nos Paços do Concelho, com o hastear da bandeira, seguindo-se às 11h00, uma sessão solene da Assembleia Municipal no Centro de Artes.
Depois, pelas 21h30, a fadista Mariza sobe ao palco no Pavilhão Multiusos da cidade, num espetáculo que já tem lotação esgotada.
As comemorações prosseguem ao longo da semana seguinte, com a distribuição de um folheto com desenhos das crianças do ATL "A Gaivota" na zona histórica e espaços públicos de Sines entre os dias 25 e 29.
E para quarta-feira, 27, é assinalado o 10º aniversário da elevação do cante alentejano a património imaterial mundial da Humanidade da UNESCO com um concerto de Pedro Mestre no Centro de Artes, a partir das 21h30, que se fará acompanhar pelo Grupo Coral Os Cardadores da Sete (Castro Verde).
Finalmente, a 30 de novembro (sábado) o Centro de Artes recebe a apresentação do livro Claridade, com poemas de Maria José Botelho e ilustrações de Alan Nielsen (15h00), e a exibição do filme "Outra ilha", de Eduardo Saraiva Pereira (17h00 e 18h00), sobre a comunidade cabo-verdiana do concelho.