A Câmara de Odemira celebrou, na terça-feira, 26 de novembro, um protocolo de colaboração com o Plano Nacional das Artes (PNA), visando a concretização de ações no âmbito da Educação e da Cultura no concelho.
Segundo a autarquia, o protocolo foi formalizado pelo presidente da Câmara de Odemira, Hélder Guerreiro, e pelo comissário do PNA, Paulo Pires do Vale, prevendo "a implementação do Plano Cultural de Escola".
O protocolo determina ainda a adesão da Câmara de Odemira "a outros programas e medidas do PNA, que propõem a fruição e produção cultural como parte integrante do currículo, seja como instrumento, conteúdo ou metodologia para a aquisição de competências".
Paralelamente, o acordo "procura garantir as condições de cooperação técnicas, organizacionais, sociais, formativas, comunitárias e pedagógicas entre os outorgantes para a implementação do Plano de Ação Estratégica do PNA", acrescenta a autarquia.
Além da adesão ao PNA, a Câmara de Odemira firmou ainda um outro protocolo com a mesma entidade para adesão à Carta de Princípios relativa ao Compromisso de Impacto Social das Organizações Culturais (CISOC), "com o objetivo de reforçar o impacto social das atividades culturais dinamizadas pelo município".
Com a adesão a este compromisso, "que permite medir e avaliar o trabalho realizado pelas entidades aderentes e, a partir daí, implementar estratégias que reforcem o seu impacto social, o Município de Odemira assumiu a aplicação da ferramenta a toda a sua rede de equipamentos culturais".