A Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA) está a dinamizar um projeto pioneiro de transformação digital para otimizar o acompanhamento de doentes crónicos complexos, numa parceria com a Inetum, empresa líder europeia em serviços digitais.
Segundo adianta a Inetum ao "SW", o novo sistema permite que todos os profissionais de saúde da ULSLA "referenciem utentes para o programa de Gestão de Caso de forma mais simples e integrada".
"A equipa de Gestão de Caso hospitalar, que coordena e agrega as equipas comunitárias, tem agora acesso online à informação dos diferentes utentes abrangidos por este programa e à monitorização da atividade das diferentes equipas comunitárias", refere a empresa.
Tudo isto, acrescenta, permite que os gestores de caso consigam, "a partir da informação solicitada nesta plataforma e funcionalidades associadas, uniformizar a prática clínica e de gestão de caso entre todos os utentes, independentemente da equipa, assim como melhorar os fluxos de comunicação, com diversos automatismos associados e gerir cuidados mais coordenados e centralizados".
"Com o programa de Gestão de Caso, que arrancou em 2017, temos alcançado resultados muito interessantes como, por exemplo, a redução de 57 a 61% das idas ao Serviço de Urgência do hospital e uma redução de 52 a 60% dos internamentos", destaca Cátia Albino, médica coordenadora da equipa hospitalar, citada no comunicado.
Já Vítor Gomes, Gestor de Caso da equipa do Centro de Saúde de Odemira, também citado no comunicado, diz que "uma visão centralizada do utente entre todas as unidades de saúde da ULSLA é essencial para uma boa e eficiente Gestão de Caso, com vista a uma atenção mais próxima, coordenada e centralizada".
"Esta solução representa um salto qualitativo no acompanhamento proativo do utente e no dia a dia dos enfermeiros de Gestão de Caso", pois "acedemos agora mais facilmente à informação essencial para acompanhamento do doente, com alertas para contactos em falta e em qualquer lugar", reforça.